Notícias
16 de outubro de 2026
Cotrisoja conclui processo de escolha do Conselho de Líderes e do Comitê A Força da Mulher para o período 2027/2029
A Cotrisoja concluiu no dia 15/10 o processo de escolha dos representantes do Conselho de Líderes e do Comitê A Força da Mulher Cotrisoja para o período 2027/2029. A última reunião foi realizada na unidade de Linha Floresta, encerrando uma agenda de encontros que percorreu as unidades da área de atuação da Cooperativa.
Realizado a cada três anos, o processo integra as práticas de governança da Cotrisoja e fortalece a participação dos associados nas decisões e nos debates que contribuem para os rumos da organização. Além da escolha dos representantes, as reuniões proporcionaram momentos de diálogo, troca de informações e aproximação entre a Cooperativa e seus associados.
O Conselho de Líderes é formado por 61 associados eleitos, distribuídos conforme os critérios estabelecidos pela Cooperativa. Os representantes atuam como elo entre as unidades e a administração, levando demandas, sugestões e percepções das comunidades para os espaços de discussão e contribuindo para a construção de decisões alinhadas às necessidades dos associados.
Paralelamente, o processo definiu as representantes do Comitê A Força da Mulher Cotrisoja, composto por 22 mulheres produtoras rurais associadas, sendo duas por unidade. A iniciativa tem como propósito incentivar a participação feminina no cooperativismo, desenvolver lideranças e ampliar a presença das mulheres nos espaços de diálogo, formação e decisão.
O presidente da Cotrisoja, Cristiano Scher, destaca a importância do processo para a continuidade da gestão participativa e para a construção dos próximos passos da Cooperativa. “Este é um momento importante para a nossa governança, pois fortalece a participação dos associados e renova o compromisso de construirmos os caminhos da Cotrisoja. Os líderes eleitos terão um papel fundamental na representação das diferentes, contribuindo com ideias, demandas e propostas para o desenvolvimento da Cooperativa”, ressalta.
O vice-presidente, Adriano Borghetti, também enfatiza o valor do relacionamento e da proximidade com os associados, destacando que a participação é essencial para manter uma Cooperativa conectada à realidade de seu quadro social. “Quando abrimos espaço para ouvir nossos associados e incentivar novas lideranças, fortalecemos o cooperativismo na prática. O Conselho de Líderes e o Comitê A Força da Mulher são importantes canais de diálogo e participação. Nosso objetivo é seguir valorizando essas contribuições e trabalhando juntos para uma Cotrisoja cada vez mais próxima das pessoas”, afirma.
CONFIRA A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE LÍDERES PARA O PERÍODO 2027/2029
Tapera
Tapera Centro
- Cristiano Scher
- Jones Alexandre Lauermann
Coronel Gervásio
- Caroline Maldaner Follmer
- Daniel Luis Rother
São Pedro
- Juliana Elisabete Machiavelli
- Neloi Teresinha Sander
Cinco Irmãos
- Fabiano Bervian
Linha Santana
- Inacio Jacó Maldaner
São Luis
- Gina Luisa Pilot Corazza
Linha Etelvina
- Fabio Crestani
Vila Raspa
- Joacir Narciso Vieira
Teutônia
Teutônia
- Maicon Abel Kummer
- Eduardo Cossul
Barra do Colorado
- Carlos Alberto Nienow
- Cristiano Maldaner Wilbert
São Rafael
- Antonio Luis Oppelt
- Marino Samuel Maldaner
Arroio Angico
- Neri Augusto Lammers
São João
- Valcir Willens
Selbach
Selbach Centro
- Marcelino Schneider
- Giovani Luis Barth
- Dionisio João Feldkircher
- José Gilberto Seibel
Arroio Grande
- Ricardo Stohlirck
- Toni Vilmar Garmatz
Santa Terezinha
- Emilio José Junges
Passo do Padre
- Rafael Henrique Feldkircher
Garibaldi
- Vilson Paulo Kaiper
Lagoa dos Três Cantos
Lagoa Centro
- João Henrique Maldaner
- André Gustavo Schwantes
Ogeriza
- Adelmo Pedro Willig
- Alcir Henrique Willig
Linha Colorado
- Artemio Alfredo Wagner
- Senio Brune
Linha Gloria
- Julivan Kuhn
Kronenthal
- Eugênio Mantovani
Linha Floresta
Linha Floresta
- Cleber Luis Cornelli
- Volmir Terhorst
- Edi Terezinha Franz
Bela Vista
- Vilson Jorge Schafer
- Jardel Aloisio Maldaner
- Luis Cesar Vergutz
São Pascoal
- Sergio Miguel Demamann
- Ronei Dresch
Santa Isabel
- João Augusto Teloken
- Elio Muller
Victor Graeff
Linha Jacuí
- Adriano Drehmer
- Fabricio Abel Schons
- Jaline Alesandra Markus
Esquina da Sorte
- Leonardo Borghetti
- Alexandre Scher
Ibirubá
- Vania Caroline Grave Fredrich
- Luciano Oberherr
Esquina São José
- Paulo José Marangon
- Fernando Formentini
Santa Clara do Ingaí
- Henrique Horbach Prass
- Flavio Dalmolin
Quinze de Novembro
- Alexsandra Carine Goelzer Horbach
- Marcio Erni Spier
Jóia
- Luiz Felipe Verissimo
- Henrique Mello Amarante
CONFIRA A COMPOSIÇÃO DO COMITÊ A FORÇA DA MULHER COTRISOJA PARA O PERÍODO 2027/2029
Tapera
- Clarice Maria Corazza
- Rita de Cassia Sperling Scher
Teutônia
- Neusa Neuci Fritzen Kaisekamp
- Janilce Maria Manfrin Durigon
Selbach
- Beatriz Castelli Kummer
- Fatima Luciara Vargas da Costa
Lagoa dos Três Cantos
- Leani Soder
- Olga Teonilda Maisner Lindemann
Linha Floresta
- Maria Teresinha Mai
- Sonia Beatriz Seibel
Victor Graeff
- Thais Cristina Passos Scher
- Franciele Markmann Bettcher
Ibirubá
- Sandra Graziela Braatz Sommer
- Soeli Maria Muller
Esquina São José
- Marlise Heller Rudel
- Anita Raasch
Santa Clara do Ingaí
- Alice Becker Klasener
- Eduarda Luise Annastacio Klein
Quinze de Novembro
- Aneli Schemmer Rannov
- Beatriz Souza Kaisekamp
Jóia
- Ângela Maria Gehrcke
- Maria Eunice Francisconi Mendes











