Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

23/11
Tratamento de Semente Industrial (TSI)

Tratamento de Semente Industrial (TSI)

A cultura da soja está sujeita ao ataque de um grande número de patógenos (especialmente fungos e nematóides), que estão associados às sementes ou presentes no solo. Estes, podem causar prejuízos tanto no rendimento quanto na qualidade das sementes. Entretanto, é possível erradicar ou reduzir os fungos através do tratamento de semente.

O uso de tratamento é feito no início do desenvolvimento da cultura, para proteger as sementes de doenças e pragas que afetam a emergência das plântulas e o seu desenvolvimento inicial. O produtor rural que anteriormente optava pelo processo manual agora pode contar com tecnologia de ponta para o tratamento.

A Cotrisoja em parceria com a Bayer CropSiene proporciona o que há de melhor aos associados e clientes através de uma moderna estrutura de Tratamento de Semente Industrial – TSI, que funciona junto a matriz em Tapera. O tratamento oferece produtos com procedência assegurada e alto potencial produtivo.

Entre os principais benefícios do tratamento industrial destacam-se: semente de qualidade, dosagem precisa, recobrimento uniforme, menor agressão às sementes e não exposição aos produtos. A cooperativa proporciona também suporte técnico aos associados no planejamento na lavoura.

De acordo com o Coordenador de Armazenagem Evandro Hefler, o sucesso na lavoura depende de um bom planejamento. “A semente é um dos componentes mais importantes para o sucesso das culturas, porém outras práticas de manejo, como rotação de culturas, adubação equilibrada, controle de plantas voluntárias, não devem ser desconsiderados.”

Quer saber mais sobre o Tratamento Industrial de Sementes da Cotrisoja? Ouça a Reportagem da Semana.