Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

17/11
Trabalhar com amor faz bem à saúde e ao coração

Trabalhar com amor faz bem à saúde e ao coração

Laci Irma Nienow, residente em Linha São Paulo, Lagoa dos Três Cantos/RS, casada com Ênio Nienow, é associada da Cotrisoja há mais de trinta anos. O casal tem dois filhos: Maciel, 31 anos, casado; Ismael, 24 anos, solteiro. Hoje ela destaca algumas atividades que a Cooperativa desenvolve e que influenciam na sua e na vida da família: Encontro de Mulheres, palestras, encontros, boas oportunidades de negócios, além da presença constante nas famílias e nas comunidades do interior.

Por uma brincadeira que surgiu em um grupo de jogo de cartas ela iniciou a produzir tortas, obviamente após o grupo ter provado o produto. No início, em pequenas quantidades, para os mais chegados que sabiam, mas sempre por encomenda. Depois, a produção foi aumentando tendo em vista a demanda ter crescido pela propaganda que corria de boca em boca, claro, sempre após saborear os deliciosos bolos. Hoje, sozinha, com a ajuda da família nas horas vagas, produz mais de oitenta quilos por mês.

Bem no início da atividade levou um susto. Uma pessoa do grupo de carta encomendou uma torta para o casamento da filha que teria mais de duzentos convidados. Então buscou informações e foi aprender com a prima em Não-Me-Toque que também era “boleira”. E a partir daí a atividade deslanchou.

Laci também auxilia e tem participação nas outras atividades da família: ordenha, limpeza da casa, comida… vende perfume, lingerie, joias… Seguidamente ela ouve a pergunta: Como você consegue fazer tudo isso? Você tem ajuda? E ela responde: “Não tenho ajuda a não ser da família. Por isso não sobra tempo para eu entrar em depressão ou ficar doente”.

A produção de bolos ajuda em até 25% na renda das atividades da família, mesmo porque alguns ingredientes são produzidos na propriedade. “A maioria das mulheres realizam atividade extra para também encontrar realização, satisfação pela participação na vida financeira da família e pela grande importância da presença da mulher na atividade familiar, mas também conquistar sua independência através de uma atividade que é realizada com prazer”.

Além de auxiliar nas despesas da família, Laci está guardando dinheiro para adquirir uma cozinha nova que vai oferecer mais conforto para sua atividade.

Perguntada sobre os ingredientes que fazem o sucesso do sabor de seus bolos e rocamboles ela simplesmente respondeu: “Ponho amor no que faço”.

pag-27-e-28-lci-2