Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

20/03
Tempo: EL NINÕ PERDE FORÇA NO OUTONO

Tempo: EL NINÕ PERDE FORÇA NO OUTONO

A ocorrência do fenômeno climático El Niño deve ser sentida com uma menor intensidade no outono deste ano, que terá início amanhã (19). Devido aos seus efeitos, haverá excessos de chuvas na Região Sul e diminuição sobre parte do Norte e Nordeste, além de tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste ano, a probabilidade de ocorrência do El Niño é de cerca de 70% no início da estação. Confira abaixo qual o cenário climático para os próximos meses em cada região do Brasil.

O prognóstico indica que as chuvas ficarão acima da média em toda a Região Sul, principalmente sobre a parte oeste. Existe um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e, consequente, precipitação nesta área. Além disso, o aquecimento do Oceano Pacífico, caracterizando um El Niño de fraca intensidade, pode acentuar as temperaturas na região nos próximos meses, concordando com a previsão de temperaturas acima da média no outono. Mas essa previsão não elimina a possibilidade, segundo o boletim, de ocorrência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

Fonte: Uagro