Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

Solidariedade e Cooperação marcam Assembleia Geral 2019 da Cotrisoja

Associados aprovam destinação de 10% das sobras para a reconstrução do Lar do Idoso de Tapera.

Os associados da Cotrisoja aprovaram as contas do exercício de 2018 e elegeram os novos Conselheiros Fiscais para o ano de 2019. Estas foram algumas das decisões tomadas durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 27 de fevereiro, na Afuco, em Tapera. O destaque, porém, ficou por conta da decisão dos associados em contribuir com a reconstrução da casa de acolhimento, consumida por um incêndio em 2016.

O bom desempenho da Cotrisoja em 2018 é resultado do trabalho dos gestores, do comprometimento dos colaboradores e da participação ativa do quadro social. Para o presidente do Conselho de Administração, José Gilberto Seibel, a participação expressivas dos associados tantos nas reuniões preparatórias quanto na Assembleia Geral, é motivo de orgulho para a Cooperativa: “A grande participação nos encontros, significa que o associado está acreditando, vendo que a Cooperativa está no caminho certo. Para 2019, a expectativa é de um ano muito positivo. Tivemos o dobro de recebimento de milho em comparação ao ano passado. Para o recebimento da soja também estamos otimistas. Com certeza será um ano de superação de metas e de serviços prestados aos nossos associados. Vamos continuar fortes, com muito trabalho e transparência”.

Chapa eleita

Titulares
Cristina Durigon – Tapera
Vinicius Borghetti Kuhn – Victor Graeff
Márcio Erni Spier – unidades arrendadas

Suplentes
Edio José Maldaner – Selbach
José Roberto Muller – Linha Teotônia
Alvori Arthur Willig – Lagoa dos Três Cantos

Fala associado

Para a associada Inque Schneider, de Selbach, por mai um ano, a Cooperativa Cotrisoja cumpriu o seu papel: “Quero parabenizar os integrantes da direção e aos associados pelo empenho para que fechassem o ano com este resultado positivo, principalmente se levarmos em consideração as turbulências ocorridas em 2018. Enquanto Comitê A Força da Mulher Cotrisoja, vamos continuar o 2019 nos empenhando e fazendo a nossa Cotrisoja crescer cada vez mais”.

União e princípios do cooperativismo

O sétimo princípio do cooperativismo, o Compromisso com a Comunidade, nos diz o seguinte: “As Cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos seus membros, assumindo um papel de responsabilidade social junto a suas comunidades onde estão inseridas”.

Durante a assembleia geral, os associados da Cotrisoja fizeram valer este lema e aprovaram a destinação de 10% das sobras para as obras de reconstrução do Lar do Idoso de Tapera. O valor equivalente é de R$ 84.923,66. A proposição foi apresentada pelo associado e integrante da direção da casa de acolhimento, Ireneo Orth: “O Lar do Idoso de Tapera José e Rosalina Koehler, sofreu um incendo no dia 16 de dezembro de 2016 e não se aproveitou quase nada. Graças a Deus e ação rápida da comunidade, ninguém se machucou. Os idosos, atualmente estão abrigados no Seminário. Após isso, iniciamos um projeto aprovado pela Anvisa para a construção de uma nova sede. Um membro integrante da Cotrisoja nos deu a ideia de realizarmos esta proposição na Assembleia Geral. Na nossa região todas as pessoas têm o espírito de colaborar, especialmente com as entidades assistenciais. Estamos em fase de conclusão da obra e já passamos por praticamente todas as pessoas e instituições que tinham condições de ajudar. Nos falta ainda em torno de R$300 mil e, para juntar este recurso, estava difícil. Esse valor fará pouca diferença para cada um dos doadores, representa apenas 10% do que ele receberia como retorno mas, para o Lar do Idoso, o montante é fundamental. Aproveito mais uma vez para fazer um agradecimento a todos os associados da Cotrisoja. Foi um fato inédito, emotivo e que certamente vai alegra a todos”.