Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

24/07
Soja recua em Chicago nesta 2ª feira após fim de semana de boas chuvas em parte do Corn Belt

Soja recua em Chicago nesta 2ª feira após fim de semana de boas chuvas em parte do Corn Belt

A segunda-feira (24) começa com baixas acentuadas para os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago. As cotações perdiam mais de 17 pontos, por volta das 7h15 (horário de Brasília), e os primeiros contratos já perdiam o patamar dos US$ 10,00 por bushel.

O recuo, segundo explicam analistas internacionais, é reflexo de novas previsões climáticas indicando alguma melhora nas condições para o Corn Belt nesses próximos dias, além de um final de semana de boas chuvas em algumas áreas do cinturão.

“Houve chuvas significativas no nordeste em 25% de Illinois e no noroeste de Indiana, e em partes de Iowa, onde os volumes chegaram a até 177,8 mm”, disse o meteorologista do instituto WxRisk, David Tolleris, ao portal britânico Agrimoney. Por outro lado, o especialista afirma ainda que algumas áreas como o centro e leste de Iowa, leste de Nebraska e o norte de Missouri não receberam essas precipitações.

Dessa forma, aquela ameaça do calor intenso, com altas temperaturas em Iowa, norte do Missouri e na porção sul de Illinois parece, ao menos, amenizada agora, enquanto permanece ainda para a região das Planícies.

Tolleris, por outro lado, chama a atenção ainda para a chegada de uma frente fria vinda do Canadá que pode trazer volumes significativos de chuvas para o sul de Minnestoa, norte de Wisconsin, nordeste de Nebraska até a noite de quarta-feira. Para o leste de Nebraska, sul de Wisconsin e Iowa, até quinta-feira.

Enquanto isso, as especulações sobre o clima e sobre a safra americana crescem e continuam direcionando o andamentos dos preços em Chicago. As baixas desta segunda-feira são mais uma das tradicionais realizações de lucros – após as altas acumuladas na semana anterior de mais de 2%, com os fundos vendendo parte de suas posições e se posicionando ainda antes do próximo boletim semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estadps Unidos) traz no final da tarde de hoje, às 17h (horário de Brasília), após o fechamento do pregão.

Na semana anterior, o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições nos EUA foi reduzido em 2 pontos percentuais, para 61%.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas