Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

04/06
Soja perde mais de 10 pts nesta 2ª em Chicago com nova tensão comercial entre americanos e chineses

Soja perde mais de 10 pts nesta 2ª em Chicago com nova tensão comercial entre americanos e chineses

As novas conversas entre China e Estados Unidos – que continuam acontecendo sob ameaças de ambas as partes – volta a pressionar os preços da soja nesta segunda-feira (4) na Bolsa de Chicago. Os futuros da commodity, por volta de 7h40 (horário de Brasília), perdiam entre 10,25 e 10,50 pontos nos principais contratos, com o julho/18 de volta aos US$ 10,10 por bushel.

Neste domingo, segundo noticiou a Reuters, os chineses alertaram os norte-americanos de uma possibilidade de riscos sobre benefícios comerciais caso os EUA imponham novas tarifas. Ainda assim, porém, as duas nações seguem afirmando que têm evoluído bem nas discussões, embora novos acordos ainda não tenham sido anunciados.

“Para implementar o consenso alcançado em Washington, os dois lados se comunicaram bem em várias áreas, como agricultura e energia, e fizeram progressos positivos e concretos”, disse a agência de notícias estatal da China, Xinhua, acrescentando que os detalhes estão sujeitos à “confirmação final por ambas as partes”. “Reforma, abertura e expansão da demanda doméstica são estratégias nacionais da China. Nosso ritmo estabelecido não vai mudar”, acrescentou.

Por outro lado, o mercado poderia encontrar suporte nas condições de clima no Corn Belt, seguindo explicaram analistas da consultoria internacional Allendale, inc.

“As temperaturas do Meio-Oeste norte-americano  estarão mais altas no final desta semana, quando se espera níveis entre 26ºC e 32ºC em importantes regiões produtoras, com níveis mais altos podendo ser registrados no Kansas, Nebraska e Missouri na sexta-feira e no sábado”, disse o boletim da consultoria.

Nesta segunda, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras com a atualização do avanço do plantio e das condições de lavouras do país. Os números chegam às 17h (Brasília), após o fechamento do pregão.

Ainda hoje, o departamento divulga também a atualização dos embarques semanais de grãos.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas