Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

08/12
Sistema Farsul projeta safra recorde para o Estado em 2016/2017

Sistema Farsul projeta safra recorde para o Estado em 2016/2017

A agricultura gaúcha deverá registrar novos recordes de produção e de plantio na safra 2016/2017. A expectativa é de uma colheita de 33,4 milhões de toneladas e área semeada de 8,67 milhões de hectares. “Se o clima continuar ajudando, teremos a maior safra de todos os tempos no Estado, com aumento de 6,2% em relação à safra anterior”, afirmou o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (7/12) em Porto Alegre. O desempenho positivo acompanha a projeção do setor para o Brasil, com crescimento do PIB em 5,5% no próximo ano.

O crescimento do RS será impulsionado especialmente no aumento das áreas da soja e do arroz. Outro destaque será o aumento do plantio do milho, motivado pela melhora expressiva dos preços registrada em 2016. “O setor está fazendo a sua parte na contribuição com o resultado do PIB do Estado”, disse Pereira.

O economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, comentou a resiliência do setor à crise por conta das possibilidades de mercados alternativos quando o consumo interno cai. “Somos competitivos em qualquer certame. O mundo está crescendo, e o consumo de alimentos também. Estamos inseridos no mercado internacional”, comentou.

Essa condição, aliada à eficiência do setor produtivo, que nos últimos anos se preparou e hoje trabalha com níveis importantes de produtividade, faz com que o agronegócio seja o único no RS que ainda está gerando empregos.

As condições climáticas e a redução de área plantada foram os principais motivos que levaram o PIB da agropecuária gaúcho a cair 3,1% em 2016. O Estado registrou queda na área plantada de 0,1% e perdas mais significativas nas culturas do arroz e da soja nas regiões Sul e da Campanha por conta das chuvas em excesso, contribuindo para a queda da produção em 1,1%.

Fonte: Farsul