Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

19/01
Senar-RS abre processo seletivo para o Curso Técnico em Agronegócio

Senar-RS abre processo seletivo para o Curso Técnico em Agronegócio

O Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Rede e-Tec Brasil, oferece pela primeira vez no Estado o Curso Técnico em Agronegócio. O processo seletivo tem início nesta sexta-feira e dura até o dia 15/02. O edital estará disponível no portal http://etec.senar.org.br, onde os interessados poderão se inscrever. Serão oferecidas 80 vagas, com duas turmas de 40 alunos – uma pela manhã e outra à tarde.

Trata-se do primeiro curso realizado pelo Senar-RS regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), focado especificamente no público jovem. “Este é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade à distância (EAD) oferecido pelo Senar-RS através de um polo de apoio presencial”, diz Gilmar Tietböhl, superintendente do Senar-RS. No caso do RS, o Polo ficará localizado junto ao Sindicato Rural de Cruz Alta, parceiro da entidade na realização do curso.

Inteiramente gratuito e na modalidade semipresencial, o Curso Técnico em Agronegócio disponibilizará 80% das suas 1.230 horas/aula via web. O restante da carga horária é reservado a aulas presenciais no Polo do Senar em Cruz Alta (RS) e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias, para que os alunos possam colocar em prática os novos conhecimentos. Assim como o curso, todo o material didático, incluindo apostilas e DVDs é garantido pelo Senar gratuitamente.

O curso é dividido em quatro semestres e terá como foco a gestão da propriedade rural. As aulas serão realizadas por tutores presenciais e à distância que fazem parte do corpo de instrutores do próprio Senar. “Estamos abrindo a oportunidade para os jovens se especializarem no meio rural. Será um passo importante para a formação de técnicos para o campo”, afirma o chefe da divisão técnica, João Augusto Telles.

Excelência no ensino

Mantendo o mesmo padrão de excelência de ensino que faz da instituição referência nacional em qualificação profissional rural, o curso técnico foi todo concebido e estruturado com foco na população rural, tendo seus conteúdos e estratégias didáticas voltados especialmente para quem vive ou trabalha no campo.

Sobre o Curso Técnico em Agronegócio

Além do Rio Grande do Sul, o Curso Técnico em Agronegócio também terá seleção aberta nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
No restante do país, o processo seletivo para o Curso Técnico em Agronegócio já chega a sua terceira edição. De 2014 para cá, a rede, iniciada com 20 polos de apoio implantados em nove estados, quase triplicou. Agora já conta com 58 polos espalhados por 19 Estados, onde serão oferecidas mais de 2.500 vagas.

Fonte: Farsul