Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

06/10
Semana de treinamento para os novos membros da Cipa Cotrisoja

Semana de treinamento para os novos membros da Cipa Cotrisoja

Iniciou ontem (05), o curso de Prevenção de Acidentes para capacitação dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O treinamento com carga horária de 20 horas, está sendo ministrado pelo Técnico de Segurança do Trabalho Tiago Luiz Rodrigues, e encerra na próxima sexta-feira.
O objetivo do curso é atender ao item 5.32 da Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho, NR-05, que diz que “a empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse.”

A CIPA tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a presença da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A mesma também é uma equipe de trabalho com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e colaborar na diminuição do número de acidentes.

A posse dos membros da nova gestão deve acontecer no dia 14 de outubro. Entre os deveres incumbidos aos membros da CIPA destacam-se:

– Inspeções de Segurança;
– Elaboração dos Mapas de Riscos;
– Realização da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho;
– Investigação de Acidentes;
– Divulgação de informações aos demais colaboradores quanto a Prevenção de Acidentes;

De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho da Cotrisoja, Tiago Luiz Rodrigues, o cipeiro tem a função de ser o representante da sua área de trabalho, perante todos os funcionários, participando de reuniões, treinamentos e levando sugestões, reclamações e melhorias aos funcionários. “A CIPA tem em suas mãos o que existe de mais importante na vida de cada trabalhador, que é a saúde. Cada membro da CIPA foi escolhido por apresentar características pessoais e morais que inspiram a confiança das pessoas, por isso, que a Segurança do Trabalho conta com o apoio de uma CIPA bem treinada para atuar ao seu lado na prevenção de acidentes.”

IMG_0569