Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

07/04
Segunda edição do Dia C no RS promete bater recorde de beneficiados

Segunda edição do Dia C no RS promete bater recorde de beneficiados

Foi dada a largada para o Dia de Cooperar – Dia C. O evento de lançamento no Estado aconteceu dia 30, no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre e contou com a participação de representantes de diversas cooperativas gaúchas e entidades parceiras do projeto. Na ocasião, foi apresentado o Dia C, os números de 2015 e as estratégias de comunicação para 2016.

A data comemorada no primeiro sábado de julho, nesse ano dia 2, é a maior ação de voluntariado do Brasil e marca o Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2015, foram 280 mil voluntários, 1.300 cooperativas e 2,5 milhões de beneficiados com atividades educativas, de bem-estar, lazer e esporte.

Em 2016, o evento promete ser ainda mais amplo no Estado. “Vamos ter mais espaço para as atividades e poderemos atender melhor o nosso público”, informa o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, que enxerga no Dia C uma forma de integração social entre a comunidade, resultando em mais confiança e cooperação social.

O gerente enfatizou que o Sescoop/RS foi surpreendido na primeira edição do evento, com o número de voluntários, mais de 4 mil, e cooperativas participantes, 170, chegando a 108 mil beneficiados no Rio Grande do Sul. “Queremos superar o número de 2015”, destaca.

Outro objetivo do Dia C é que as atividades voluntárias desenvolvidas na data tornem-se permanentes. Para o gerente, as ações constroem e transformam vidas. A educadora ambiental e responsável pelo projeto “A Turminha da Reciclagem” no Rio Grande do Sul, Samara Arsego Guaragni, da Cooperativa Central Aurora Alimentos, concorda com o ponto de vista do gerente.

A Cooperativa desenvolve o projeto para conscientizar as crianças sobre a importância de separar o lixo e de preservar a natureza. “Nós apostamos nas crianças para disseminar essa preocupação com a natureza. Elas levam as informações para a família e para a sociedade”. A ideia esteve presente no Dia C do ano passado e na próxima edição pretende retornar. “As crianças gostaram muito das atividades. Nós usamos jogos e brincadeiras. Elas aprenderam brincando”, ressalta Samara.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, defende o cooperativismo como alternativa diante do atual contexto social-econômico. “O cooperativismo constrói um mundo melhor”. Perius lembra que o princípio de cooperar é a igualdade. “Ele se enraíza e permanece na comunidade”, finaliza o presidente.

Para saber mais sobre o Dia C acesse: http://diac.brasilcooperativo.coop.br/