Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

18/09
Representantes e associados Cotrisoja participam de passeio em Brasília

Representantes e associados Cotrisoja participam de passeio em Brasília

A Cotrisoja organizou uma excursão com destino ao Distrito Federal, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro. Participaram representantes da presidência, direção e área técnica da Cooperativa, bem como associados e familiares. Além de conhecer a realidade do agronegócio no cerrado, o passeio teve como objetivo, visitar a propriedade do ex-presidente da Cotrisoja, Ireneu Renato da Silveira e também a COOPA-DF.

A região onde está localizada o PAD-DF (Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal), foi explorada, na maioria, por gaúchos, muitos dos quais ex-associados da Cotrisoja. Atualmente, essa região chama a atenção no agronegócio pelo crescimento, produção, diversificação de culturas e pelas lavouras irrigadas que, em conjunto com a tecnologia, possibilitam o desenvolvimento da agricultura durante os 12 meses do ano.

O atual presidente da Cotrisoja, Gilberto Seibel, conta como foi o passeio na propriedade de Ireneu: Nosso anfitrião, de forma gentil e acompanhado de sua família, nos repassou inúmeras informações a respeito do agronegócio na região. Falou sobre a caminhada da família Silveira, desde o começo do trabalho, quando foi preciso muita coragem para enfrentar os desafios, até os dias de hoje. Comentou também da sua passagem na Cotrisoja desde a fundação, do trabalho na área técnica e sobre o cargo como Presidente. Fizemos um tour pela fazenda, onde foi possível acompanhar a colheita do trigo irrigado com produtividade passando dos 100 sacos/ha e ph superior a 80. Também olhamos uma lavoura de batatinha, arrendada para terceiros, que tem uma alta produção, em torno de 60000 kg/ha, além das áreas preparadas para o plantio de soja que deve se iniciar no mês de outubro”.

Sobre a COOPA-DF, Gilberto disse que muito associados, já integraram também o quadro social da Cotrisoja: Visitamos a cooperativa da região, que tem muitos associados que saíram da área de abrangência da Cotrisoja e hoje desenvolvem o cooperativismo e a agricultura no cerrado brasileiro. Conhecemos a história da cooperativa desde a fundação, as suas principais atividades, a forma de gestão, o mercado e as potencialidades da região. Também no PAD-DF participamos, em uma fazenda, da abertura da Semana Farroupilha com grande festividades e valorização muito forte do tradicionalismo do Rio Grande do Sul”.

Para finalizar, Seibel fala que além de conhecimento, a viagem proporcionou novas experiências e reencontros com familiares e amigos: O agronegócio é a grande força econômica do Brasil. Nos orgulha saber que no desenvolvimento desse setor temos muitas famílias da nossa região, pioneiros, que desbravaram esse país e que atualmente fazem a diferença. Com certeza tivemos uma viagem de muito conhecimento e informação da região do PAD-DF, Unaí e Brasília, reencontrando amigos, familiares e conhecidos da nossa região. Proporcionamos as pessoas que participaram da viagem a oportunidade dessa troca de experiências e a integração entre produtores rurais do sul e do centro-oeste, ambos trabalhando para o desenvolvimento de suas regiões e do agronegócio do país”.