Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

23/05
Qualidade e rentabilidade para silagem foi tema de palestra realizada pela Cotrisoja

Qualidade e rentabilidade para silagem foi tema de palestra realizada pela Cotrisoja

A Cotrisoja, em parceria com as empresas Sementes Agroceres e Yara Fertilizantes, realizou ontem a noite (22) uma palestra destinada aos produtores de leite. O evento, que teve como tema qualidade e rentabilidade na produção de silagem, aconteceu na Pastelone Pastelaria em XV de Novembro.

O Gerente da Unidade Cotrisoja de XV de Novembro Alexi Loesch, destacou a importância das informações apresentadas no encontro, uma vez que 90% das propriedades do município desenvolvem a atividade leiteira. “Fizemos esta palestra para trazermos algumas informações e soluções sobre híbridos e fertilidade através dos nossos parceiros Yara e Agroceres, e com o nosso colega e Médico Veterinário Henrique, trouxemos informações sobre a importância da qualidade da silagem. A cooperativa olha com bons olhos e com muito carinho a oportunidade de apresentar aos associados uma assistência de qualidade, sempre com informações atuais, para que esta seja cada vez mais uma atividade rentável.”

Primeiro relembramos a forma correta de fazer uma silagem de qualidade, desde a escolha do híbrido até a abertura dos silos e fizemos uma análise de que muitas vezes economizamos na hora da compra dos híbridos, porém no final acabamos perdendo dinheiro. Contamos com um banco grande de amostras de silagem, por isso, tentei repassar aos produtores qual é a característica de um milho ideal para a silagem.”, explicou o Médico Veterinário Henrique Motta.

O representante da Yara Eduardo Seibel, apresentou o programa Nutripasto, com foco nas questões de qualidade, rebrote e manutenção da pastagem com os produtos da linha Yara. Já o representante da empresa Sementes Agroceres Flavio Carlet, destacou que a ideia do evento em parceria coma Cotrisoja foi apresentar produtos direcionados para uma melhor performance dentro das propriedades que desenvolvem a atividade leiteira. “A Agroceres é uma empresa tradicional em grãos, mas que possui também uma linha direcionada para a questão de silagem com produtos de alta performance em termos de qualidade bromatologica. A escolha de bons materiais ajudam no bom desempenho.”

O associado Olavo Muller, morador da localidade de Volta Grande, XV de Novembro, fechou a reportagem com chave de ouro dizendo que a Cooperativa Cotrisoja está certa em promover as palestras técnicas. Achei muito importante a cooperativa estar chegando cada vez mais no produtor e o associado comparecer e ouvir as explicações que os técnicos trouxeram. Acredito que todo o agricultor que está na atividade de leite deveria ter comparecido, pois sempre aprendemos alguma coisa. Achei muito importante a abordagem sobre adubação e sobre as sementes de milho que estão disponíveis para o agricultor fazer uma boa silagem. Achei o encontro muito importante e acredito que a cooperativa está certa.”