Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

14/12
Prova seletiva para Aprendiz Cooperativo 2016 acontece hoje na Cotrisoja

Prova seletiva para Aprendiz Cooperativo 2016 acontece hoje na Cotrisoja

Nesta tarde (14), quase 30 jovens participaram da prova seletiva que dá direito ao ingresso ao programa Aprendiz Cooperativo. As atividades são realizadas nas unidades da Cotrisoja e visam criar oportunidades para que os jovens tenham o seu primeiro estágio e, posteriormente, a possibilidade de conquistar um emprego.

Criado em 2007, o Aprendiz Cooperativo é um programa do SESCOOP/RS que já atendeu mais de sete mil jovens no Rio Grande do Sul. É uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho e conseguir o primeiro emprego em uma cooperativa. Os participantes têm a oportunidade de conhecer e praticar os princípios do cooperativismo, além de adquirir experiência. Podem participar do Aprendiz Cooperativo, jovens com idade entre 14 a 24 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio.

Para ingressar, o jovem deve passar por uma seleção diretamente em uma das cooperativas participantes. O período da seleção varia e é definido por cada cooperativa. Ao ser aprovado, o aluno participa de um programa de mais de 1000 horas com duração em 22 meses. O material didático (mochila, apostilas, caderno e caneta) é fornecido pelo SESCOOP/RS e o jovem recebe um auxílio de custo mensal.

Na parte teórica, os alunos estudam em sala de aula, lições de cooperativismo, informática, empreendedorismo, matemática financeira, introdução à administração, mercado de trabalho, entre outros temas. Depois, aplicam os ensinamentos dentro da cooperativa na forma de estágio remunerado. Após o período de estágio, há chances de contratação.

Do total de jovens inscritos, vinte jovens serão selecionados para participar do programa. O cálculo do percentual aplicável a cada estabelecimento é baseado na quantidade de funções que demandam formação profissional. As aulas da oitava turma do Aprendiz Cooperativo na Cotrisoja têm início previsto para o mês de fevereiro.