Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

31/08
Projeções da safra gaúcha estão dentro da esperada pelas cooperativas

Projeções da safra gaúcha estão dentro da esperada pelas cooperativas

Segundo a FecoAgro/RS crescimento da área de milho deve ser em cima de áreas de pastagens e campos

A safra de verão 2016/2017 deve apresentar aumento na área de plantio de milho e estabilidade na de soja, segundo levantamento realizado pela Emater/RS divulgado nesta terça-feira, dia 30 de agosto, na Expointer. A avaliação está de acordo com a da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), que projeta um incremento de área do milho em torno de 10%, enquanto a de soja permanece estável após crescimentos sucessivos em anos anteriores.

Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, no entanto, essa ampliação das regiões de milho não se traduz proporcionalmente em alta na produção do grão. Ainda assim, a expectativa é de uma variação positiva de 2,66%, de acordo com os números divulgados pela Emater. “Houve um aumento expressivo no preço de sementes e no custo de produção de forma geral”, pondera.

Já a soja terá um desempenho dentro do normal este ano. As cooperativas agropecuárias na última safra foram responsáveis pela originação de cerca de 45% da produção do Rio Grande do Sul. A expectativa é de leve queda na produção, de 2,11%, em função dos excelentes resultados dos anos anteriores, o que está dentro do esperado pelo mercado, segundo Pires.

O dirigente ainda ressalta que a área de milho não invadiu a de soja, e que os terrenos cedidos são de pastagens e campos. “Mesmo com bons preços, o milho não terá uma área tão significativa. A soja apresenta mais liquidez e menos risco para os produtores, ainda é a maior cultura do Estado”, salienta.

Fonte: AgroEffective