Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

01/09
Projeção de boa safra de grãos no RS anima setor de máquinas agrícolas

Projeção de boa safra de grãos no RS anima setor de máquinas agrícolas

O Rio Grande do Sul pode ter uma das melhores colheitas de grãos dos últimos anos no próximo verão. É o que indica a projeção feita pela Emater, divugada na última terça-feira (30), na 39ª Expointer, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A instituição estima que a produção no estado alcance 29,1 milhões de toneladas. O destaque é o arroz, com aumento previsto de 11,33%, já o cultivo de milho deve crescer 2,6%. Em contrapartida, a produção da soja e do feijão devem apresentar queda de 2,11% e 10,57% respectivamente. Ainda assim, o total colhido pode ficar 13% acima da média das últimas cinco safras.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo estima que a safra de verão traga cerca de R$ 30 bilhões para a economia gaúcha. A boa notícia para os agricultores também animou o setor de máquinas e implementos agrícolas.

“Nós iniciamos a feira [Expointer] imaginando vender mesmo número do ano passado, mas para surpresa nossa, vimos que talvez a gente vá passar valor do ano passado, chegando, no mínimo, a R$ 2 bilhões”, projeta Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers).

A estimativa para o setor é de melhoria nas vendas até o fim deste ano, em consequência do aumento do potencial de compra dos agricultores.
“Nossas fábricas estão produzindo a pleno e acho que vamos chegar ao fim do ano baixando bem aquele número negativo que nós entramos este ano. Nós estamos animados”, aposta Claudio.

A feira
A Expointer é uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. A 39ª edição começou no dia 27 de agosto e segue até o dia 4 de setembro. O evento reúne animais e também leva até a Região Metropolitana de Porto Alegre lançamentos em maquinário e tecnologia para o agronegócio.
Animais
A feira tem 4.285 animais de argola, de 156 raças, inscritos nas competições. Em 2015, foram 4.758 exemplares de 169 raças. As categorias que registraram maior crescimento são os bovinos de corte, 1,66%, e os bubalinos, 71,43%. A maior redução se deu entre os zebuínos, com queda de 62%.

Atrações
A programação conta com mais de 500 atrações simultâneas, que ocorrem nos 141 hectares do parque. Entre elas, estão a Feira da Agricultura Familiar, palestras técnicas, Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), shows e eventos culturais, além dos julgamentos e leilões de animais.

O parque
O Parque Assis Brasil tem 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área de exposição, nove espaços para leilões, auditórios, e 19 locais para julgamentos. A estrutura conta também com 10 mil vagas de estacionamento, postos médicos, restaurantes, agências bancárias e internet.

Fonte: G1