Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

25/01
PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL

PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL

A Cotrisoja está habilitada a participar do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, programa de fortalecimento da agricultura familiar, conforme previsto pela Portaria nº 337, de 18 de setembro de 2015 do MDA. Com esta habilitação os associados da Cooperativa, que cultivam soja e possuem a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), devem comparecer em uma das unidades até o dia 10 de fevereiro de 2017, junto aos balcões de atendimento e faturamento, para realizar a inscrição e participar do Programa do Biodiesel, que proporcionará bônus aos participantes que comercializarem a soja com a Cooperativa Cotrisoja. Os produtores rurais que desejam se associar à Cotrisoja estarão isentos da cobrança da taxa de admissão mediante apresentação da DAP atualizada.

Critérios para adesão ao Programa do Biodiesel:

Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP);

produtores de soja da safra 2016/2017;

ser associado da Cotrisoja;

ter laudo de acompanhamento técnico.

Em 2016, a Cotrisoja comercializou soja proveniente da agricultura familiar com as seguintes empresas produtoras de Biodiesel: Bianchini S/A; ADM; COFCO AGRI, Oleoplan e BSBIOS.

Para o Presidente da Cotrisoja, Adriano José Borghetti, o Programa de Uso e Produção do Biodiesel é muito importante para o fortalecimento da agricultura familiar. Entre os benefícios estão o aumento da rentabilidade da agricultura familiar, e o aumento da produtividade na área de atuação da Cooperativa, portanto, o principal objetivo é melhorar a remuneração do produtor de soja associado da Cotrisoja. A cooperativa é comprometida com seus associados e proporciona Assistência Técnica qualificada e a garantia do recebimento da produção”.