Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

28/06
Profissionais Cotrisoja participam do VIII Simpósio Sul de Pós-colheita de Grãos

Profissionais Cotrisoja participam do VIII Simpósio Sul de Pós-colheita de Grãos

 

Profissionais da Cotrisoja participaram do VIII Simpósio Sul de Pós-colheita de Grãos (VIIISSPG2018), promovido pela Associação Brasileira de Pós-colheita (ABRAPOS). O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de junho, na cidade de Não-Me-Toque. Estiveram representando a Cooperativa, os gerentes de unidades, Ricardo Durigon, Alexandre Pasinato, Estefano Dierings e a assistente administrativa de negócios, Rosa Maria Guedes.

O tema do evento foi Inovação, Qualidade e Segurança na Pós-Colheita de Grãos, onde assuntos relacionados a este foram apresentados em forma de painéis e palestras. Os painéis selecionados pela comissão organizadora para atender este tema foram: Secagem de grãos em Unidades Armazenadoras, Legislação em Unidades Armazenadoras, Armazenagem e Qualidade de grãos em Unidades Armazenadoras e Inovações na Pós-colheita de grãos em Unidades Armazenadoras. Assuntos relacionados ao Mercado, Técnicas operacionais de recebimento e expedição de grãos e a qualidade do trabalho em unidades armazenadoras também serão abordados em palestras.

Estiveram expondo no evento as indústrias de máquinas, equipamentos, produtos e serviços em estandes reservados, demonstrando as inovações tecnológicas para o setor de pós-colheita.

O gerente da unidade Cotrisoja de Lagoa dos Três Cantos, Ricardo Durigon, comenta que durante o seminário foi possível aprender mais sobre o processo pós colheita: “Na maior parte do tempo do nosso dia a dia, estamos preocupados em atingir os resultados financeiros através de faturamento, recebimento de grãos e redução de custos. Mas e o que fazer depois de receber estes grãos? Realizar o recebimento, por si só, não garante resultado financeiro e nem que teremos um produto seguro para o consumidor. É necessário realizar os procedimentos de limpeza, secagem e armazenagem com agilidade e segurança, garantindo um produto de qualidade para o mercado comprador, o qual está cada vez mais exigente, pois os grãos, muito antes de ser commodities, são alimentos. No seminário, tivemos a oportunidade de conhecer algumas das inovações tecnológicas que estão sendo usadas em outras cooperativas no período de pós colheita. Também foi possível nos atualizar sobre as legislações vigentes para unidades armazenadoras. Foi um evento muito positivo, onde absorvermos informações importantes que serão repassadas por nós aos colegas, com o objetivo de melhorar ainda mais os processos envolvidos com estas questões”.

“É gratificante o incentivo que a Cotrisoja oferece aos seus profissionais, disponibilizando a participação em eventos, cursos, seminários, entre outros. Tivemos a oportunidade de estar no VIII Simpósio Sul de Pós Colheita de Grãos, onde se pôde, a partir da experiência dos palestrantes, trazer novas ideias, que melhorarão processos e qualificarão o trabalho da armazenagem de grãos”, finaliza a assistente administrativa de negócios, Rosa Maria Guedes.