Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

02/08
Plantio de milho começa a ganhar força no Estado

Plantio de milho começa a ganhar força no Estado

Após colher a menor área de milho da história, e ver os preços dobrarem em menos de um ano, os produtores gaúchos começam a plantar a safra em que a cultura deverá voltar a ganhar espaço nas lavouras do Rio Grande do Sul. O estímulo vem da valorização do preço do cereal e também da possibilidade de fazer uma safrinha de soja no mesmo ciclo.

– A segunda safra crescerá novamente, os produtores tiveram bons resultados nos últimos anos – estima Claudio de Jesus, presidente da Associação dos Produtores de Milho do Estado (Apromilho).

A entidade estima que cerca de 200 mil hectares de soja tenham sido plantados após a colheita do milho, em janeiro. Para o próximo ciclo, a expectativa é de uma área de safrinha até 20% maior. O mesmo percentual é estimado para o aumento da área do milho no Estado.

Para aproveitar a janela de plantio, agricultores da Região Noroeste têm adiantado a semeadura da cultura, começando os trabalhos ainda em julho. Tradicionalmente, o plantio se intensifica em agosto e vai até a primeira quinzena de setembro.

Como pontos negativos em torno da cultura, estão o alto custo de implantação da lavoura, especialmente por conta do preço da semente, e os possíveis riscos em relação ao clima em ano de La Niña, alerta o diretor técnico da Emater, Lino Moura.

Fonte: Zero Hora