Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

22/03
Pastejo é opção lucrativa para culturas de inverno

Pastejo é opção lucrativa para culturas de inverno

Passada a colheita da principal cultura do estado é hora de pensa na melhor estratégia para proteger o solo e garantir rentabilidade durante o período de inverno.

Uma alternativa, para as propriedades que não plantarem trigo ou cevada para grão, é a implantação de pastagem, visando produção de forragem para o gado leiteiro ou de corte.

 

BIOTRIGO LENOX implantado em área de pastejo.

TBIO ENERGIA, indicado para produção de trigo silagem.

Opções de pastagem e silagem

No mercado, o Biotrigo Lenox, trigo para pastoreio, é a novidade na área de pastagens com implantação logo após a colheita da soja, permitindo o pastejo direto. O coordenador de armazenagem da Cotrisoja Evandro Hefler fala do retorno financeiro que a implantação de pastejo de inverno garante para a propriedade. “Dentre as principais características do material estão a implantação no cedo e crescimento vigoroso no rebrote. Isso proporciona de 4 a seis pastejos durante o ciclo do inverno e taxa de acumulação média de até 100kg de massa verde por dia”.

Para esse material o investimento em sementes fica em torno de 120kg/ha.

Outra opção para utilização da área no inverno é o trigo Tbio Energia indicado para produção de silagem. A principal característica desse trigo é o grão com alto padrão energético para gado leiteiro. Hefler cita também o ganho energético da silagem para o gado leiteiro. “Nas propriedades que já fizeram o uso dessa silagem existe o registro de ganho em produção de leite e qualidade de forragem. O período para plantio do material vai da segunda quinzena de maio até final de junho”.

Pastagem de azevém

As sementes de azevém Baqueano e Barjumbo também garantem alta produtividade, tendo como característica principal serem materiais com ciclo prolongado na produção de forragem. “São azevéns que tem massa verde de alta proteína proporcionando aos animais uma forragem de alto padrão nutritivo” afirma Evandro.

Além disso, a aveia preta misturada com azevém também são culturas que podem agregar valor durante o ciclo de culturas do inverno.

Hefler afirma que é importante que o manejo para implantação da lavoura de pastagem seja feito corretamente. A resposta destas forragens depende do uso de fertilizantes e também do ponto certo de inicio de pastejo, no caso do trigo Lenox, e do ponto certo para cortar a silagem, no caso do Energia. Para isso o produtor pode contar com o a assistência técnica da Cotrisoja que está sempre disponível para sanar dúvidas e auxiliar no melhor investimento para a lavoura.