Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

05/01
Palestra sobre a soja é destaque no lançamento da campanha Seja Mais Cotrisoja  – 5ª edição

Palestra sobre a soja é destaque no lançamento da campanha Seja Mais Cotrisoja – 5ª edição

Mais de 500 pessoas participaram de uma noite agradável que reuniu conhecimento, cultura e integração

O lançamento da 5ª edição da campanha Seja Mais Cotrisoja aconteceu na noite do dia 04 de janeiro, no Centro de Eventos, em Tapera. Entre as atrações, músicas, danças e a palestra “A soja que semeamos e a que poderíamos colher”, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Dirceu Gassen. Além do grande número de associados, Líderes e Conselheiros Cotrisoja, o evento contou com a presença das autoridades regionais, representantes de entidades, sindicatos e da imprensa.

A campanha, que a cada edição se consolida como uma marca registrada da Cotrisoja, já distribuiu muitos prêmios, vantagens e viagens. “O slogan deste ano, ‘Orgulhe-se das suas escolhas’, nos remete a sentimentos de confiança, transparência e respeito, valores que são difundidos pela Cooperativa. Fazer com que as pessoas reflitam sobre o que elas possuem de mais precioso, sobre o que elas têm de melhor para oferecer e a percepção do impacto positivo que as escolhas bem feitas podem ter na vida de cada um de nós, foram alguns dos objetivos que nortearam a construção desta campanha”, justificou a diretora executiva, Gabriela Kirst.

Após dar boas vindas aos presentes, o presidente do conselho de administração, Adriano Borghetti, fez a apresentação das peças publicitarias que ilustram a 5ª edição da Campanha Seja Mais Cotrisoja e falou sobre os objetivos da ação. Como toda a instituição, buscamos sim o crescimento, mas queremos que esse crescimento se reverta em uma melhor qualidade de vida para nossos associados. A campanha tem como objetivo principal a valorização e fidelização dos verdadeiros donos da Cotrisoja. ‘Orgulhe-se das suas escolhas’ é uma frase muito importante e que, com certeza, faz parte da essência muito forte de querermos bem a nossa cooperativa, de nos orgulharmos por ela estar no nosso dia a dia e pela Cotrisoja tentar sempre fazer o melhor por todos os associados”.

No vídeo institucional da campanha, que foi apresentado logo após a fala do Presidente, o destaque ficou por conta da participação dos colaboradores e associados da própria Cooperativa. O jingle, escrito pelo maestro Daniel Rodrigues, foi interpretado ao vivo pelo próprio compositor e ilustrado pelo grupo de danças do C.T.G. Lalau Miranda, de Passo Fundo.

Após as apresentações, Dirceu Gassen prendeu a atenção do público com uma palestra sobre a soja. O agrônomo destacou os principais pontos a serem observados pelos produtores que desejam alcançar índices de produtividade acima da média: “A Cotrisoja é um modelo de parceria que precisamos desenvolver, apoiar e estar juntos. O assunto da palestra, essencialmente, é a lógica da soja, como ela funciona e a sua produção. Sem nenhum receio podemos afirmar: a soja é simples. Da mesma forma que cada vaca é uma unidade de produção de leite, cada planta é uma unidade de produção. O medo, a angustia ou a incerteza da colheita, tem como fundamento a falta de conhecimento. Quando conhecemos bem e entendemos a lógica, passamos a melhorar os processos e a ajudar a planta a expressar o potencial genético que ela tem. Em um estudo recente, eu e minha equipe, fizemos um levantamento com agricultores que produziam 40% a mais de soja do que a média e 100% a mais do que a média de milho. Pedimos a esses produtores para que listassem cinco coisas que eles faziam ou produtos que adotavam nas lavouras. Depois, pedimos para que ordenassem esses itens por prioridade de importância. Os dois primeiros foram unanimidades. O resultado ficou da seguinte maneira: 1ºcapricho, 2ºfazer na hora certa, 3ºfazer bem feito, 4ºassistência técnica e 5ºpaixão. O que mais nos surpreendeu foi o fato de nenhum agricultor ter citado qualquer tipo de produto. Não foi variedade, não foi clima, não foi solo, não foi máquina e não foi produto. Sempre foram destacados aqueles pontos que garantem êxito e sucesso em qualquer atividade. Ou seja, o que de fato faz a diferença nos resultados, são pessoas com conhecimento, habilidades e atitudes de fazer bem feito. São pessoas que visitam os melhores e tentam melhorar a sua lavoura também. Essa é a mensagem, essa é a lógica de uma cooperativa e de qualquer negócio, essa é a lógica da agricultura”.

Os associados interessados em participar da 5ª edição da campanha devem realizar a renovação ou a adesão em uma das unidades da Cooperativa até o dia 10 de abril. São apoiadores desta campanha as empresas Yara Fertilizantes e Bayer CropScience.