Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

08/02
Orientação Profissional

Orientação Profissional

A escolha profissional é um dos momentos decisório na vida das pessoas; ele marca a entrada na vida adulta, e das consequentes escolhas que fazemos ao longo da vida. Desta forma, é um dos acontecimentos que marca significativamente a história, gerando possibilidades de uma vida plena e satisfatória no desempenho de uma carreira, bem como, de frustração e negação da nova fase, em situações onde o dilema não foi bem resolvido. O processo acontece invariavelmente, a partir dos 17 anos, fase em que, devido à adolescência, maiores são os sentimentos de insegurança e ansiedade, que acabam dando margem aos conflitos familiares.

Para auxiliar de forma adequada, com técnicas validadas cientificamente, profissionais do ramo da psicologia detém uma série de ferramentas, capazes de conduzir o adolescente dentro de suas próprias vivências, a um caminho de maior maturidade para a concretização de uma escolha profissional, ou mesmo, na ampliação de caminhos rumo às escolhas futuras. A orientação conhecida com os termos vocacional ou profissional ajuda os indivíduos indecisos a avaliarem o seu repertório comportamental e a traduzi-lo em escolhas profissionais. Este profissional interpreta inventários de interesse, administra informações coletadas com o orientando e a partir disso, incentiva a exploração e sugere escolhas ajustadas a realidade vivenciada pelo individuo. A orientação, essencialmente, traduz o que o individuo pensa sobre si mesmo, suas crenças e hábitos culturais para títulos profissionais. O processo ocorre em sessões combinadas previamente e contará com o comprometimento da pessoa em conhecer-se melhor. Por este fator, é aconselhável nas faixas etárias de 17 a 25 anos de idade e os encontros com o psicólogo orientador são semanais.

Além disso, o processo psicoterapêutico pode ser iniciado a qualquer momento, independentemente à ocorrência de uma enfermidade, física ou mental. No consultório, juntamente com o profissional, o sujeito conhecerá ou trabalhará questões que são de sua própria constituição subjetiva, dados estes que influenciam diretamente nas escolhas da maturidade.

Joana K. L. Machado da Silva
Psicóloga Clínica CRP 07/23020
Convênio Cotrisoja
Contato: 54. 9949 2444