Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

09/03
Movimento de queda continua na CBOT nesta 5ª à espera dos boletins do USDA

Movimento de queda continua na CBOT nesta 5ª à espera dos boletins do USDA

O mercado da soja na Bolsa de Chicago segue caindo nesta quinta-feira (9) e, por volta das 8h15 (horário de Brasília), as posições mais negociadas perdiam entre 4,75 e 6 pontos. Nesse ritmo, o maio/17 já perdia a casa dos US$ 10,20 e era negociado a US$ 10,17 por bushel.

O dia deve ser agitado para o mercado de grãos na CBOT. Além do tradicional reporte semanal de vendas para exportação que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga às quintas-feiras, hoje chega ainda o novo boletim mensal de oferta e demanda da instituição, às 14h (horário de Brasília).

A atenção à oferta é grande, especialmente a que chega da América do Sul nesta temporada. As safras se concluem por aqui e a expectativa é de que os números para o Brasil deverão ser revisados para cima no boletim de hoje, de acordo com as expectativas do mercado.

Ao mesmo tempo, os traders acompanham ainda o andamento do dólar e como caminha a competitividade tanto da soja sulamericana, quanto norte-americana, segundo explicam analistas internacionais. A valorização do real frente à moeda americana e mais um retração vendedora que ainda é observada no Brasil, mantém as vendas americanas ainda firmes.

Porém, a possibilidade mais intensa de uma alta na taxa de juros dos EUA pelo Federal Reserve nos próximos dias sinaliza, ainda entre analistas e consultores, uma alta do dólar – ou ao menos uma retomada – o que poderia tornar a oleaginosa nacional um pouco mais competitiva.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas