Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

19/12
Monsanto prepara terceira geração de soja transgênica

Monsanto prepara terceira geração de soja transgênica

Com testes a campo em diversas estações experimentais do Brasil, a Monsanto prepara a terceira geração de soja transgênica. A nova tecnologia, ainda sem nome, promete maior controle de lagartas e resistência a mais um herbicida, o dicamba – além do tradicional glifosato.

– A previsão de lançamento comercial é para 2020, mas isso vai depender da avaliação de agências regulatórias no país – informou Rodrigo dos Santos, presidente da Monsanto na América do Sul. No último dia 8, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial de um dos eventos da nova semente de soja desenvolvida pela Monsanto no Brasil. Como a tecnologia envolve mais de um evento, ainda serão necessárias outras liberações comerciais do órgão.

Em entrevista à coluna, o executivo explicou que a terceira geração transgênica, antecedida pela RR1 e Intacta RR2, terá como principal diferencial o controle a plantas daninhas que criaram algum tipo de resistência ao glifosato – herbicida mais usado no mundo.

Comprada pela alemã Bayer há três meses, em uma transação bilionária de US$ 66 bilhões, a Monsanto aguarda a análise de agências de regulação de mercado. A negociação, que resultará na maior fornecedora de sementes e químicos do mundo, precisa passar pelo crivo de diversos países.

– A pré-aprovação de Brasil, China, Índia, União Europeia e Estados Unidos é a mais relevante – destaca Santos, prevendo o fim do processo de análise regulatória para o final de 2017.

Fonte: Zero Hora