Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

10/07
MINHA COMUNIDADE – Sede Aurora – Quinze de Novembro

MINHA COMUNIDADE – Sede Aurora – Quinze de Novembro

Em 1925, em terras pertencentes à viúva Aurora Pero, no extremo sudeste do município de Cruz Alta, nasceu a Colônia Emílio Cabo. As terras foram divididas em lotes próximos aos Rios Jacuí e Jacuí Mirim. Posteriormente foram compradas por imigrantes italianos, que denominaram o local como Sede Aurora.

As primeiras famílias chegaram em 1930, vindas de Guaporé, Encantado, Anta Gorda e Nova Palma, todos descendentes de italianos, entre eles, os irmãos Fioravante e Fidel Dal Castel.


Os moradores dedicavam-se à agricultura, pecuária, comércio, produção de queijos, vassouras, pequenas indústrias como atafonas, engenhos, moinhos, sapatarias, selarias, açougues, alfaiatarias e a serraria construída pelos irmãos Dal Castel. Nesta época também, com o material e um sino doado pela viúva Aurora Pero, foi construída a capela.


Em 1939, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde foi criada pelo Bispo Don Antônio Reis, vindo de Santa Maria. Neste ano, foi construída a casa Paroquial e a gruta de pedras semipreciosas, os serviços ministrados pelo Pe. Paulo Bortolini. As capelas que pertenciam à paróquia eram Sede Vitória, Treze de Maio, Passo do Lagoão, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, São Sebastião e Santo Antônio. A Igreja nova de Nossa Senhora da Saúde foi inaugurada em 15 de dezembro de 1951, com lindos vitrais vindos da Itália, a qual existe atualmente.


Com a construção da Usina do Passo Real, em 1970, foram encerradas as atividades da Paróquia e Sede Aurora perdeu a maior parte das terras. Os proprietários foram reassentados em outras fazendas.

Atualmente, diversas atividades realizadas em Sede Aurora fazem parte do calendário de eventos do município de Quinze de Novembro, sendo a Romaria Fluvial Nossa Senhora da Saúde a mais importante. Destacam-se ainda o Encontro de Motocross, Festival da Polenta e do Vinho e a Festa Esportiva Veteranos Grêmio Esportivo Aurora.

Colaboração texto:

Gerson Schiavo – Engenheiro Agrônomo

Fabiane Horbach – Coordenadora Unidade

Ana Rúbia Graff – Atendente

Fonte: Prefeitura Quinze de Novembro

Fotos: Etson Oliveira