Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

28/09
Milho: a importância desta cultura

Milho: a importância desta cultura

A econômica da cultura de milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação humana e animal, até a indústria de alta tecnologia. De acordo com os dados da Emater, no estado do Rio Grande do Sul, este ano foi registrado a menor área de plantio de milho dos últimos 45 anos, sendo a redução de 9,7% no estado comparado com 2014.

De acordo com o Técnico agrícola Alexandre Schaeffer, a redução no plantio de milho dentro da área de abrangência da Cotrisoja, chega a aproximadamente 20%. “Isso nos preocupa, já que esta redução cresceu muito nos últimos quatro anos.” Segundo Schaeffer, os principais fatores que vem ocasionando a redução se devem ao aumento dos custos de insumos para plantação, além da insegurança quanto ao clima, pois o milho exige muito mais umidade do que a soja, o que aumenta o risco, principalmente para os produtores que não possuem o sistema de irrigação.

O clima adverso, como a geada ocorrida no final de semana nos dias 12 e 13 de setembro, trouxe muitos prejuízos principalmente para aqueles produtores que realizaram o plantio de milho mais cedo. Os produtores que tiveram áreas de milho prejudicadas, já estão replantando as mesmas. “As áreas que estão na fase de três folhas, onde o ponto de crescimento encontra-se dentro do solo, o rebrote ainda é possível, podendo ainda atingir boas produtividades, mas para isso, é imprescindível realizar uma boa avaliação da área, com o auxílio do Departamento Técnico”, explica Alexandre.

A diminuição no plantio de milho traz algumas consequências negativas, pois a cultura de milho é extremamente importante no sistema de produção em rotação com a soja, garantindo uma estrutura de solo, matéria orgânica, raízes, estrutura para armazenamento de água e diminuição de pragas, nematóides e doenças. Além de ser fundamental para aumentar a produção de soja, permitindo também realizar um sistema de adubação verde após o milho.

A Cotrisoja disponibiliza aos associados, um Departamento Técnico formado por Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas capacitados para acompanham a produção nas propriedades e dar todo o suporte necessário desde o plantio até a comercialização da safra.