Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

19/06
Inverno será marcado por frio e chuva intensos

Inverno será marcado por frio e chuva intensos

Estação começa oficialmente às 13h38min deste domingo

Previsão indica que estação será mais rigorosa do que no ano passado

As temperaturas, que já caíram bastante no Rio Grande do Sul nos últimos dias, devem diminuir ainda mais com a chegada do inverno, neste domingo, às 13h38min. Os apreciadores de casacos, chás e sopas podem comemorar: ao contrário do que ocorreu no ano passado, o inverno de 2015 promete ser longo, com frio intenso e chuva frequente.

A estação vem acompanhada do El Niño. No começo, o fenômeno apresenta intensidade moderada, mas se fortifica com o passar dos dias. Durante o outono, o El Niño já podia ser sentido. No inverno, porém, a tendência é de que as características se intensifiquem, principalmente entre agosto e setembro.

A meteorologista ?Estael Sias, da MetSul Meteorologia, explica que o dia 21 marca apenas o começo astronômico da estação. Climatologicamente, ele começou entre o fim de maio e o começo de junho, com registros de temperaturas abaixo de zero. Ainda assim, o El Niño proporciona o alento de alguns raros dias quentes, especialmente entre agosto e setembro. Mas a MetSul avisa que esses períodos de calor não podem ser interpretados como a interrupção do frio intenso.

A possibilidade de neve não é descartada pela MetSul. Embora a previsão possa ser feita apenas a curto prazo, a aparição é recorrente em anos de El Niño.

Enquanto a neve é uma possibilidade, a chuva é uma certeza. O nível de precipitação vai ficar acima da média, principalmente na segunda metade da estação, no Oeste e no Norte do Estado. Não estão descartadas inundações, interrupções de estradas e quedas de barreiras.

Em 2009, ?primeiro ano do último episódio de El Niño, o Rio Grande do Sul registrou, na segunda metade de julho, uma das mais potentes ondas de frio dos últimos 30 anos. Estael lembra, ainda, que em anos prévios ao fenômeno, houve frio intenso até setembro, e com neve, como em 2002. Para 2015, a expectativa é de que ocorra uma alternância entre períodos amenos ou quentes e outros de frio intenso. Essas mudanças geralmente surgem de forma brusca, com alto risco de tempo severo, temporais, vento forte e granizo.

Fonte: Jornal do Comércio.