Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

29/04
Intoxicação em bovinos

Intoxicação em bovinos

Intoxicação por nitrato em vacas leiteiras é uma das principais causas de prejuízos e perdas diretas e indiretas no rebanho podendo ter alto índice de mortalidade. A intoxicação por nitratos e nitritos é causada pelo consumo de forrageiras com acúmulo desses compostos levando a quadros de metahemoglobinemia, dispneia e até a morte súbita dependendo da quantidade de compostos nitrogenados ingeridos. 

Como ocorre essa intoxicação: o nitrato presente nos alimentos é rapidamente convertido a nitrito(NO2) pelos microorganismos do rúmen. Após este nitrito é então convertido à amônia que pode ser usada na síntese de proteína bacteriana. Porem, se a conversão de nitratos a nitritos é mais rápida que a conversão de nitrito a amônia, a absorção de nitrito vai ocorrer.

Na corrente sanguínea o nitrito vai competir pelos locais de fixação de oxigênio na hemoglobina. A hemoglobina quando ligada ao nitrito (chamada de metahemoglobina) perde a capacidade de transporte de oxigênio para dentro e dióxido de carbono para fora das células.

Sintomas da intoxicação por nitrato e nitrito: mucosas pálidas, sangue de cor marrom achocolatado, respiração forçada,tremor, instabilidade, salivação excessiva, morte súbita pode ocorrer

Como o nitrato se acumula nas plantas: os fatores mais comuns que fazem o nitrato se acumula nas plantas é a deficiência hídrica (quando fica muitos dias sem chover) e as altas dosagens de adubos nitrogenados. Quando ocorre chuvas após um certo período de seca podem causar acúmulo imediato de nitratos, por 2 a 3 dias.

Várias plantas acumulam nitrato tais como milho, trigo, aveia, azevém, sorgo, entre outras.

Como prevenir essa intoxicação: não deixar animais ter acesso após ocorrer as primeiras chuvas precedida por longo período de seca

Fornecer alimentos ricos em carboidratos antes dos animais ter acesso a essas pastagens para evitar que os animais famintos consumam grande quantidade desse alimentos.

Fazer adubação com fertilizantes em quantidade adequada e com esterco que tenha sido fermentado adequadamente

Qualquer dúvida, contatar o Departamento Veterinário da Cotrisoja, ficaremos felizes em lhe atender e esclarecer suas dúvidas.