Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

19/09
Indústrias buscam negociar preço do milho no momento do plantio

Indústrias buscam negociar preço do milho no momento do plantio

Os produtores de milho que colocam as plantadeiras no solo sabem que esta será uma safra diferente, marcada por um novo momento da cultura no Rio Grande do Sul. A valorização do cereal provocou uma reviravolta, que já mudou o comportamento do mercado.

– Está acontecendo algo novo. As indústrias estão sentando com os produtores para negociar agora no plantio – destaca Claudio de Jesus, presidente da Associação dos Produtores de Milho do Estado (Apromilho).

A prática não era comum, já que a escassez e consequente alta de preço do produto não ocorria nos últimos anos.

– Contratos futuros, que eram raros, estão acontecendo em volume bem maior. O milho passou a ter outro tratamento – completa.

Nesta safra, o Rio Grande do Sul deve aumentar em quase 9% a área cultivada com o cereal, chegando a 805 mil hectares, segundo projeção da Emater. Até agora, 36% da área foi semeada no Estado. Na região de Ijuí e de Cruz Alta, no Noroeste, mais de 50% já foi plantado.

– O clima está favorável até agora. A umidade do solo vai contribuir para que o plantio seja concluído na região até o fim do mês – estima Gilberto Bortolini, responsável pela produção vegetal da Emater Regional Ijuí.

Fonte: Zero Hora