Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

08/04
Indigestão Simples

Indigestão Simples

A indigestão simples é quando um alimento fornecido é indigesto, resultado de alterações na fermentação no rúmen, que fermenta demais e muito rápido ou não fermenta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Histórico Clínico:
Geralmente vacas mais velhas e grandes, com mais apetite, acabam ingerindo um maior volume de uma só vez, levando a uma indigestão por sobrecarga alimentar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Principais sinais clínicos:
A vaca para de se alimentar total ou parcialmente, possui extremidades como orelhas e membros frios, pode ter cólicas (ela deita na tentativa de alívio da dor), temperatura estará normal, e a produção de leite cairá muito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Principais causa da ocorrência:
Excesso de alimentação sem uma previa adaptação no rúmen, mudanças bruscas na dieta, excesso de fibra longa e muita quantidade, e exposição de água insuficiente.

Por exemplo:
Quando se fornece grãos de uma forma mais grosseira para esses animais se alimentarem é um tipo de bactéria que degrada dentro do rúmen, já no caso de oferta de um grão mais particulado, mais quebrado, é o outro tipo de bactéria no rúmen que degrada. Por isso a importância de um período de adaptação para novas dietas, para que não ocorra a indigestão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sempre que possível antes de mudar o alimento que estes animais já estão consumindo a um tempo fazer uma adaptação, evitando a troca de dieta brusca, isso levará a uma diminuição dos problemas com indigestão simples.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qualquer dúvida, contatar o Departamento Veterinário da Cotrisoja, ficaremos felizes em lhe atender e esclarecer suas dúvidas.