Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

10/10
Importância da calagem

Importância da calagem

Um dos fatores que causam a baixa produtividade de alguns solos, principalmente dos solos brasileiros, é a acidez. Os solos do Brasil, na sua maioria, contêm baixos teores de cálcio e magnésio e também teores tóxicos de alumínio e em alguns casos de manganês. Devido a alta incidência de chuvas no clima tropical, essas bases do solo são levadas com a chuva, sendo chamado essa ocorrência de lixiviação. Além disso, a extração dos nutrientes pela planta e o uso de fertilizantes nitrogenados, também contribuem para a acidificação do solo. É necessário fazer a calagem, que é fundamental para aumentar a produtividade das culturas.

A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais necessários são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez. Os corretivos de acidez do solo utilizados no Brasil são as rochas calcárias moídas, denominadas de calcário.

Porém, a aplicação em excesso do calcário ocasiona problemas como a insolubilidade do fósforo e a diminuição na disponibilidade dos micronutrientes como, zinco, cobre, ferro e manganês, e promove o aumento dos teores de cloro e molibdênio, provocando um desequilíbrio nutricional na planta, afetando seu desenvolvimento.

Fonte: Agronegócio