Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

08/12
Implantação da NR 20 evita acidentes nos Postos de Combustíveis

Implantação da NR 20 evita acidentes nos Postos de Combustíveis

Esta norma foi criada em 1978 passando pela sua primeira revisão em 2012 e depois em 2014. Tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

A boa aplicação da NR 20 evita acidentes nos postos de combustíveis e garante a segurança e a saúde de todos. A norma faz uma análise de risco  que facilita a identificação dos problemas. Para funcionar, o posto de combustível precisa possuir documentação de classificação de instalação( o local), dos equipamentos e da capacitação dos funcionários.

Para implantar a NR 20 os postos são obrigados a capacitar todos os seus funcionários com aulas teóricas e práticas. O trabalhador é peça fundamental nesse processo porque conhece os problemas do dia a dia no posto. A observação do trabalhador é importante na implementação da análise de risco. E as quais riscos os trabalhadores estão expostos?

Os trabalhadores dos postos correm riscos de acidentes (como incêndios e explosões) e de saúde (exposição à produtos químicos). O benzeno, o tolueno e o xileno, produtos que compõem a gasolina são altamente tóxicos, cancerígenos e dependendo das condições podem sofrer alterações e se tornarem mais agressivos. O curso de capacitação da NR 20 visa alertar e auxiliar o trabalhador sobre a toxidade dos combustíveis. O frentista, que recebe noções básicas sobre os produtos, tem mais chance de se proteger de acidentes e de intoxicação.

A Cotrisoja possui cinco postos de combustíveis, todos obedecendo rigorosamente aos critérios da NR 20. A cooperativa busca o gerenciamento de riscos através de treinamentos aos colaboradores e planos de gestão de segurança. Fornecedores, parceiros e clientes também devem estar cientes dos riscos existentes nos postos de combustíveis e quais atitudes tomar para evitar acidentes. As principais medidas de prevenção a acidentes com líquidos combustíveis e inflamáveis ainda é o controle das fontes de ignição. Mas o que é uma fonte de ignição? Fonte de ignição é nada mais do que um dispositivo que inflame o fogo.

Existem três tipos de acidentes típicos:
– incêndio;
– emissão tóxica;
– explosão;

O único destes que não dá sinal de aviso é a explosão. Já o incêndio começa pequeno e, no caso da emissão tóxica, é possível sentir um cheiro característico e perceber o vazamento. Por isso, é muito importante realizar análise de risco, manutenção e inspeções periódicas dos locais e equipamentos onde se armazenam e utilizam inflamáveis e líquidos combustíveis, além de treinar os trabalhadores e fazer a limpeza constante das áreas.
Todavia, nós, sociedade e clientes, entramos com a nossa contribuição que é passar a informação a todos que devemos respeitar as regras existentes e visualizarmos as placas de advertências colocadas nestes locais e até mesmo escutarmos a sutil colocação de muitos frentistas ao adentrarmos na área de risco.
Se levarmos em consideração as medidas abaixo descritas estaremos minimizando os riscos para que isto venha a ocorrer:

– não abastecer veículos ligados;
– não usar celulares nas pistas de postos;
– não fumar dentro de um posto de combustível ou local de abastecimento;
– não abastecer combustíveis em recipientes não apropriados como o caso de garrafas pet;
– realizar o isolamento de forma adequada no processo de descarga do combustível;
– utilizar equipamentos apropriados para o manuseio de inflamáveis como: luvas de malha, lã, algodão, lanternas que são antiexplosão.

Em prol de todas as exigências relacionadas, a Cotrisoja vem investindo em seus colaboradores e nos profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para capacitação dos mesmos. Hoje temos 100% dos colaboradores dos postos de combustíveis treinados, e para suprir a nossa demanda a cooperativa investe constantemente em cursos de capacitação.

Susana Coser – Técnica em Segurança do Trabalho

IMG_0517