
Implantação da NR 20 evita acidentes nos Postos de Combustíveis
Esta norma foi criada em 1978 passando pela sua primeira revisão em 2012 e depois em 2014. Tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
A boa aplicação da NR 20 evita acidentes nos postos de combustíveis e garante a segurança e a saúde de todos. A norma faz uma análise de risco que facilita a identificação dos problemas. Para funcionar, o posto de combustível precisa possuir documentação de classificação de instalação( o local), dos equipamentos e da capacitação dos funcionários.
Para implantar a NR 20 os postos são obrigados a capacitar todos os seus funcionários com aulas teóricas e práticas. O trabalhador é peça fundamental nesse processo porque conhece os problemas do dia a dia no posto. A observação do trabalhador é importante na implementação da análise de risco. E as quais riscos os trabalhadores estão expostos?
Os trabalhadores dos postos correm riscos de acidentes (como incêndios e explosões) e de saúde (exposição à produtos químicos). O benzeno, o tolueno e o xileno, produtos que compõem a gasolina são altamente tóxicos, cancerígenos e dependendo das condições podem sofrer alterações e se tornarem mais agressivos. O curso de capacitação da NR 20 visa alertar e auxiliar o trabalhador sobre a toxidade dos combustíveis. O frentista, que recebe noções básicas sobre os produtos, tem mais chance de se proteger de acidentes e de intoxicação.
A Cotrisoja possui cinco postos de combustíveis, todos obedecendo rigorosamente aos critérios da NR 20. A cooperativa busca o gerenciamento de riscos através de treinamentos aos colaboradores e planos de gestão de segurança. Fornecedores, parceiros e clientes também devem estar cientes dos riscos existentes nos postos de combustíveis e quais atitudes tomar para evitar acidentes. As principais medidas de prevenção a acidentes com líquidos combustíveis e inflamáveis ainda é o controle das fontes de ignição. Mas o que é uma fonte de ignição? Fonte de ignição é nada mais do que um dispositivo que inflame o fogo.
Existem três tipos de acidentes típicos:
– incêndio;
– emissão tóxica;
– explosão;
O único destes que não dá sinal de aviso é a explosão. Já o incêndio começa pequeno e, no caso da emissão tóxica, é possível sentir um cheiro característico e perceber o vazamento. Por isso, é muito importante realizar análise de risco, manutenção e inspeções periódicas dos locais e equipamentos onde se armazenam e utilizam inflamáveis e líquidos combustíveis, além de treinar os trabalhadores e fazer a limpeza constante das áreas.
Todavia, nós, sociedade e clientes, entramos com a nossa contribuição que é passar a informação a todos que devemos respeitar as regras existentes e visualizarmos as placas de advertências colocadas nestes locais e até mesmo escutarmos a sutil colocação de muitos frentistas ao adentrarmos na área de risco.
Se levarmos em consideração as medidas abaixo descritas estaremos minimizando os riscos para que isto venha a ocorrer:
– não abastecer veículos ligados;
– não usar celulares nas pistas de postos;
– não fumar dentro de um posto de combustível ou local de abastecimento;
– não abastecer combustíveis em recipientes não apropriados como o caso de garrafas pet;
– realizar o isolamento de forma adequada no processo de descarga do combustível;
– utilizar equipamentos apropriados para o manuseio de inflamáveis como: luvas de malha, lã, algodão, lanternas que são antiexplosão.
Em prol de todas as exigências relacionadas, a Cotrisoja vem investindo em seus colaboradores e nos profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para capacitação dos mesmos. Hoje temos 100% dos colaboradores dos postos de combustíveis treinados, e para suprir a nossa demanda a cooperativa investe constantemente em cursos de capacitação.
Susana Coser – Técnica em Segurança do Trabalho