Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

09/05
Herbicidas pré-emergentes na cultura do trigo

Herbicidas pré-emergentes na cultura do trigo

Tradicionalmente utilizados nas culturas de verão, como a soja, o uso de herbicidas pré-emergentes nas culturas de inverno ainda é pouco difundido.
 
Porém com o aumento dos casos de resistência de plantas daninhas aos herbicidas, como o caso do azevém (Lolium multiflorum), se faz necessário a busca por alternativas para a preservação do potencial produtivo da cultura. 
 
Os ativos com registro para esta modalidade de uso são: S-metolacloro, Flumioxazina, Piroxasulfona e Trifluralina, moléculas tradicionalmente utilizadas na cultura da soja, que também poderão ser utilizadas na cultura do trigo, auxiliando no manejo de plantas daninhas.
 
A entrada dos pré-emergentes significará uma maior disponibilidade de herbicidas com mecanismos de ação diferentes daqueles comumente usados na pós-emergência da cultura, facilitando a rotação dos mecanismos de ação para conter a evolução dos casos de resistência aos herbicidas.
 
O uso de herbicidas pré-emergentes diminuirá a mato competição inicial, evitando novos fluxos de plantas daninhas prejudiciais ao trigo, garantindo o potencial produtivo da cultura.
Orientamos que o produtor entre em contato com o Departamento Técnico da Cotrisoja, para utilizar o melhor pré-emergente conforme seu manejo, visando sempre a maior rentabilidade da cultura do trigo.