Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

15/09
Geada do fim de semana causa prejuízos

Geada do fim de semana causa prejuízos

A geada ocorrida no último final de semana, ocasionou muitos danos nas lavouras da área de atuação da Cotrisoja. O trigo e a cevada foram afetados, porém, os danos mais visíveis ocorreram na cultura do milho. Em todas estas, os estragos foram bem significativos.

Sobre as lavouras de milho, o Engenheiro Agrônomo Ricardo Muller explica que as plantas em estágio mais avançado foram as mais prejudicadas e nestes casos a perda foi em praticamente 100 % da lavoura. “Nestes casos, o produtor que tem seguro da lavoura deve comunicar o sinistro o quanto antes. Já as lavouras que estavam recém emergidas houve uma queima das folhas e existe possibilidade de rebrote, então teremos que aguardar mais alguns dias para poder quantificar as perdas e a partir daí tomar a melhor decisão.”

Os prejuízos causados pela geada nas lavouras de trigo e cevada também foram bastante significativos, isto porque uma das características destas culturas é a desuniformidade, ou seja, são culturas que podem estar em diferentes estágios entre lavouras e até dentro de uma mesma. “Fica difícil de quantificar, pois teremos prejuízos em produtividade e em qualidade. É muito provável que a cevada não alcance a qualidade ideal para cervejeira, e o trigo não atinja o Ph ideal. Nos dois casos esses fatores interferem no preço final e portanto na receita do produtor”, explica o agrônomo.

Para finalizar, Muller comenta que para minimizar as perdas causadas pelas adversidades climáticas pouco favoráveis, é importante que o agricultor associado trabalhe sempre em conjunto com o Departamento técnico da Cotrisoja. “É lamentável ter ocorrido esse sinistro da geada nesta época do ano, pois as culturas estavam bem encaminhadas, mas no clima não podemos interferir, então nos basta erguer a cabeça, fazer o que é necessário, e seguir em frente, a agricultura sempre teve dessas.”

94bfe453e361a61f14a57b95133f6d5e

cbf7b4a6aaa6120ed47fac63b720108e