Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

20/11
Finalizada a colheita do trigo na região de abrangência da Cotrisoja

Finalizada a colheita do trigo na região de abrangência da Cotrisoja

A colheita de trigo está chegando na reta final no estado do Rio Grande do Sul, na área de atuação da Cotrisoja foi finalizada nesta semana. O Gerente da unidade de Tapera e Coordenador do Depagro Gerson Kuffel, fala sobre a importância do cultivo do cereal para a região. “A cultura do trigo tem importância fundamental para região e para o produtor rural, pois, dilui custos fixos da cultura da soja no verão. Além do beneficiamento do solo através do sistema de rotação de culturas e a redução da proliferação de plantas invasoras.”

A região Sul, maior produtora de trigo do país, sofreu em 2015, vários eventos climáticos que acarretaram prejuízos aos produtores rurais. O excesso de chuvas, geadas e até granizo comprometeram em aproximadamente 85% a produtividade e qualidade da cultura do trigo.

Hoje o Brasil importa metade do trigo que consome, porém neste ano haverá uma maior importação devido a falta de produto, e devido a maior parte do cereal ser com má qualidade encarecendo o produto final (farinha).

“Como consultores e produtores sabemos dos riscos de plantar trigo, por este motivo reforço a importância dos produtores realizaram o seguro agrícola para pelo menos, assegurarem os custos de implantação das culturas, pois, estamos a céu aberto. Este foi um ano difícil para as culturas de inverno, porém não podemos abaixar a cabeça, temos que continuar produzindo para obter renda para nossas famílias e tomar as decisões corretas para a sustentabilidade na agricultura e para o agronegócio”, finaliza Kuffel.

IMG_0088