Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

01/02
Fevereiro. Tempo de apresentar os resultados

Fevereiro. Tempo de apresentar os resultados

A cooperativa realizou várias ações no decorrer do ano passado, promovendo a participação do associado, levando informação e conhecimento ao produtor através das reuniões da Liderança, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Dias de Campo, palestras, campanhas, entre outros. E este ano não será diferente.

Durante o mês de fevereiro tradicionalmente acontecem as pré-assembleias. Nos encontros são apresentados o relatório da administração e balanço do exercício, ações do ano, preparação para assembleia e demais assuntos que posteriormente serão discutidos na Assembleia Geral que, neste ano acontece no dia 26 de fevereiro.

Confira as datas das pré-assembleias:

11/02/16 – Unidades de Tapera e Teutônia – Afuco
12/02/16 – Unidade de Victor Graeff – Pavilhão Católico Linha Jacuí
15/02/16 – Unidade de Floresta – Pavilhão Esp. Clube Guarani
17/02/16 – Unidade de Selbach – Salão Paroquial Selbach
19/02/16 – Unidade de Lagoa dos Três Cantos – Clube

Na Assembleia Geral Ordinária da Cotrisoja que ocorrerá no final de fevereiro, haverá a eleição para o novo Conselho Fiscal da Cooperativa. Todos os associados podem participar. Para tanto, os interessados deverão fazer sua inscrição ou manifestar seu interesse em disputar uma vaga para o Conselho.

As inscrições seguem até o dia 08 de fevereiro e devem ser feitas nas Unidades da Cotrisoja até ao meio dia da data da reunião da liderança (08/02/16). Os inscritos, após a avaliação do Comitê Eleitoral, terão seus nomes levados para a reunião da liderança, quando será definida a chapa do Conselho Fiscal que será apresentada na Assembleia Geral.

É importante ressaltar que deve ocorrer a renovação de no mínimo dois terços do atual Conselho Fiscal e o associado que quiser fazer parte do próximo Conselho deve atender alguns requisitos estabelecidos no estatuto social e nos regimentos internos: não pode ter pendência judicial com a Cooperativa; deve ter adquirido insumos na Cotrisoja em 2015; deve ter entregue a produção de grãos na Cotrisoja – safra 2015; deve estar com as contas rigorosamente em dia com a Cooperativa; zelar pelo patrimônio moral e material da Cooperativa, colocando os interesses da sociedade acima dos interesses individuais.

Modelo de Gestão Cotrisoja

A Assembleia Geral é o órgão máximo dentro da Cooperativa. É o espaço para o associado participar, opinar e decidir sobre os rumos da Cooperativa. Esse processo de participação e decisão inicia na base, sendo que a área de atuação da Cotrisoja está dividida em 6 unidades: Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Floresta e Teutônia. A partir dessas unidades são definidos associados que irão fazer parte do Conselho de Líderes, os quais representam todos os associados da Cotrisoja e têm papel fundamental no processo decisório da Cooperativa.

A partir deste Conselho de Líderes são definidos os Conselhos de Administração e Fiscal. O Conselho de Administração é composto por sete associados sendo que todos os integrantes têm as mesmas funções, cabendo ao presidente do conselho o voto de desempate nas decisões. O conselho tem um papel estratégico, sendo responsável pela definição das metas e objetivos da Cooperativa. Para conduzir as atividades da Cooperativa o conselho contrata um Gerente Executivo que, com sua equipe é o responsável pelo operacional da Cooperativa. Desta forma a Cotrisoja conta com uma estrutura altamente profissional e preparada para alcançar os objetivos estabelecidos.

O Conselho Fiscal é composto por seis associados com a função principal de fiscalização de todas as atividades, contando com total autonomia, inclusive para a contratação da empresa de auditoria externa que auxilia nessa função.

Todas as funções dos Conselhos e do Gerente Executivo estão descritas e definidas nos Regimentos Internos e no Estatuto Eocial, um trabalho que foi elaborado de forma conjunta pelos associados da Cotrisoja. Aliado a esse trabalho a Cotrisoja conta com um planejamento estratégico que dita os principais objetivos e define as metas da Cooperativa.

Ações importantes como a padronização dos processos internos, a criação e implantação de um plano de cargos e salários são diferenciais dentro da Cotrisoja. Uma estrutura enxuta aliada a uma base de informações confiáveis colabora para o sucesso das atividades da Cooperativa, com a crescente evolução dos resultados alcançados.

Esse trabalho, primando pela transparência, seriedade, comprometimento e participação do associado, é fundamental para o fortalecimento da Cooperativa e para que cada vez mais a Cotrisoja seja referência no agronegócio cooperativo.