Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

24/10
Fatores que influenciam na construção de uma lavoura com alto potencial de produção

Fatores que influenciam na construção de uma lavoura com alto potencial de produção

Na última semana iniciou o período indicado para plantio de soja na região de atuação da Cotrisoja. A grande maioria dos cultivares recomendados podem iniciar a semeadura nesta época. É importante o agricultor consultar seu assistente técnico, pois há exceções quanto a cultivares, região e tipo de solo, os quais podem determinar uma indicação de época diferente para uma situação distinta.

A cada novo ciclo de cultivo temos uma série de fatores para levarmos em conta no planejamento da lavoura ideal. Tem fatores que dependem exclusivamente de nós e outros que dependem indiretamente das nossas atitudes quanto ao manejo da lavoura.

Os fatores, sobre os quais podemos agir, são:

escolha da cultivar (ciclo/tecnologia/porte/tamanho de grãos/grãos por vagem, ….);
semente de boa procedência e qualidade adequada;
tratamento de sementes com produtos de alta performance (TSINDUSTRIAL);
inoculação de semente com Bradyrhizobium. Quem tiver condição de instalar na semeadora uma dosadora de inoculante na linha, uma das melhores oportunidades de ganhos com a prática da coinoculação.
boa dessecação da palhada da resteva;
análise de solo e colocação de calcário (corrigir a saturação de bases = Ca + Mg);
adubação equilibrada (fósforo, potássio, enxofre + micronutrientes);
época de plantio;
manejo no controle de invasoras, pragas e doenças.
velocidade de semeadura, talvez seja a mais ignorada das práticas. Junto com este fator podemos somar a condição do solo (umidade, compactação, desnível do terreno e outros), os quais determinam o ritmo de semeadura.

Os fatores indiretos, que interferem na receita e lucratividade da lavoura: rotação de culturas, análise de solo, estruturação física do solo através das plantas de cobertura (aveia/nabo/ervilhaca), melhorando o armazenamento de água no solo, os quais têm baixo custo de operacionalização. Neste ano, onde vários prognósticos de clima indicam a tendência de redução das chuvas, ressurgem as necessidades da implantação de projetos como irrigação. Esta, depende de adequação técnica/ambiental para implementação e tem alto custo de implantação, sendo uma solução muito eficiente, porém, adequada e possível para poucas áreas.

Novamente colocamos à disposição o Departamento Técnico da Cotrisoja para auxiliar o associado na construção de um projeto de lavoura adequado, buscando o melhor resultado possível em função dos fatores disponíveis.

EVANDRO HEFLER – Eng. Agrônomo