Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

02/01
Falta de chuvas em fevereiro pode ser fatal para safra gaúcha, adverte Emater

Falta de chuvas em fevereiro pode ser fatal para safra gaúcha, adverte Emater

As condições climáticas permanecem favorecendo o desenvolvimento das cultas de soja e milho no Rio Grande do Sul. Durante a virada do ano, o registro de chuvas em diferentes pontos do estado trouxe alívio às lavouras. Assim como a soja, o milho gaúcho também apresenta diferentes estágios de desenvolvimento vegetativo e floração, por exemplo.

Contudo, o produtor deve estar atento para suposta escassez de chuva para o próximo mês de fevereiro. Ao Portal Agrolink, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Cláudio Dóro, adverte que se o volume de água ficar abaixo de 150 a 180 milímetros, a produção de grãos pode ser comprometida.

‘Em fevereiro, se faltar água será fatal porque neste período a produção de soja entra no processo de enchimento de grãos. As previsões do tempo apontam para uma período de chuvas abaixo da média histórica”, alerta.

Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a produção de soja no Rio Grande do Sul deve girar em torno de 16 milhões de toneladas. Já a colheita de milho deve chegar a 5,5 mi de toneladas no ciclo 2016/17.

Agrolink