Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

20/07
Fábrica de Rações Cotrisoja

Fábrica de Rações Cotrisoja

A Cotrisoja entre seus vários ramos de atuação, disponibiliza a fábrica de rações para suprir a necessidade de seus associados e clientes, que conta com uma gama de produtos voltadas às diversas atividades como suinocultura, avicultura de corte e postura, bovinocultura de leite e corte.

Como fabricar uma ração de qualidade?

A Cotrisoja sempre primou por uma ração de qualidade, tendo em vista que se encontra em uma região muito tecnificada na produção, principalmente de leite. Buscando atingir as expectativas de seus clientes quanto à qualidade dos produtos oferecidos, a empresa faz todo o acompanhamento do processo produtivo com ações de monitoramento e controle que auxiliam no resultado final desejado para o produto.

Qualidade de matéria-prima

Hoje a Cotrisoja possui um setor de qualidade, responsável pelo recebimento e análise das matérias-primas que entram na composição das rações. No momento do recebimento é verificada a qualidade do produto, retirado uma amostra para análise, conferido o prazo de validade e o laudo com os níveis de garantia do produto. As matérias-primas fora dos padrões aceitáveis não são recebidas.

Aferição de equipamentos

Tem-se uma rotina de aferição de equipamentos na fábrica onde todas as balanças são aferidas periodicamente e inspecionadas pelo Inmetro, sendo anotadas todas as conferências. No misturador de ração é feito periodicamente o teste de mistura para avaliar se os minerais e outros ingredientes estão sendo bem misturados.

Treinamento de pessoal

Todos os novos colaboradores recebem um treinamento sobre BPF (Boas Práticas de Fabricação) antes de começarem a trabalhar na fábrica, cada colaborador tem suas funções definidas, realizam exames e recebem treinamento periódico.

Todas as rações, tanto ensacadas como a granel, têm amostras coletadas e armazenadas até o seu prazo de validade, para uma contraprova se houver qualquer anormalidade nesta ração.

Todas as ações no processo de fabricação, desde o recebimento das matérias-primas até a expedição da ração para seu destino, são rastreadas e cada ato na fabricação é registrado pelo colaborador responsável pela tarefa em planilhas de controle, buscando evitar o máximo possível a ocorrência de erros, dando uma segurança ao consumidor e conseguindo fazer um produto de qualidade.

Rações para bovinocultura de leite

Ração Bovilactus Inicial – para terneiros de uma semana até 4 meses. A oferta de ração pode chegar até 2 kg, sempre cuidando para não haver sobra no cocho.

Ração Bovilactus Novilhas – para novilhas a partir de 5 meses. Conforme o tamanho, tratar de 1% a 1,5% do peso vivo. Aumentar a oferta conforme o crescimento e, oferecer a ração até 25 dias antes da parição.

Ração Bovilactus Pré-Parto – para dieta de vacas e novilhas antes do parto. Tratar de 25 a 21 dias antes da data prevista do parto. Começar os 3 primeiros dias com 2 Kg por animal chegando até 34 kg antes do parto. Esta ração, junto com uma dieta correta, evita descalcificação, retenção de placenta e edema de ùbere.

Ração Bovilactus 18% – para vacas em lactação em momento de pasto em abundância. Utilizada para animais que consomem até 4 kg de ração/dia.

Ração Bovilactus 18% Tamponada – para vacas em lactação em momento de pasto em abundância. Utilizada para animais que consomem mais 5 kg de ração/dia.

Ração Bovilactus 20% – para vacas em lactação em momento de pasto normal, indo 1 vez por dia para a pastagem. Utilizada para animais que consomem até 4 kg de ração/dia.

Ração Bovilactus 20% Tamponada – para vacas em lactação em momento de pasto em que os animais vão 1 ver por dia para a pastagem. Utilizada para animais que consomem mais 5 kg de ração/dia.

Ração Bovilactus 20% Tamponada Top – para vacas em lactação em momento de pasto em que os animais vão 1 ver por dia para a pastagem. Utilizada para animais que consomem mais 5 kg de ração e ficam mais tempo em áreas úmidas, pois possui biotina para proteção de casco.

Ração Bovilactus 22% – para vacas em lactação em momento de pouco pasto. Utilizada para animais que consomem até 4 kg de ração/dia.

Ração Bovilactus 22% Tamponada – para vacas em lactação em momento de pouco pasto. Utilizada para animais que consomem mais de 5kg de ração/dia.

Ração Bovilactus 22% Tamponada Top – para vacas em lactação em momento de pouco pasto. Utilizada para animais que consomem mais de 5kg de ração/dia e ficam mais tempo em áreas úmidas, pois possui biotina para proteção de casco.

Ração Bovilactus 24% Tamponada – para vacas em lactação em momento sem pasto, alimentação com base silagem, feno e pré-secado. Utilizada principalmente em sistemas confinados para animais que consomem mais de 5kg de ração/dia.

Ração Bovilactus 22% Tamponada Top – para vacas em lactação, em momento sem pasto, alimentação com base silagem, feno e pré secado principalmente em sistemas confinados. Utilizada para animais que consomem acima de 5kg de ração/dia e ficam mais tempo em instalações que exigem mais dos cascos dos animais, pois possui biotina para proteção de casco.

Uma regra geral, para alimentação das vacas em lactação, vacas frescas de leite até 5 meses, usar 1 kg de ração para cada 3 litros de leite. Para vacas a partir de 5 meses de lactação usar 1 kg de ração para cada 4 litros de leite, nunca extrapolando os 11 kg de ração vaca/dia e, quando aumentar a quantidade de ração, não tratar a ração pura, mas colocando junto silagem ou feno.

Rações para bovinocultura de corte

Bovilactus Engorda – para bovinos de corte e animais de descarte. Obedecendo 1,5 kg para cada 100 kg de peso vivo, acrescentado um volumoso na dieta.

Bovilactus Confinamento – para bovinos de corte e animais de descarte confinados. Obedecendo 1,5 kg para cada 100 kg de peso vivo, acrescentando um volumoso na dieta.

Rações avicultura corte e postura

Ração Aves Inicial – sempre ofertar à vontade para o animal, cuidando para que não haja sobra para o outro dia. Fornecer na fase de crescimento.

Ração Aves Final – sempre ofertar à vontade para o animal, cuidando para que não haja sobra para o outro dia. Fornecer na fase de engorda.

Ração Aves Postura – sempre ofertar à vontade para o animal, cuidando para que não haja sobra para o outro dia.

Rações suinocultura

Ração Suínos Inicial – para a fase inicial do leitão. Fornecer ainda no aleitamento, em média até 75 dias de vida. Sempre fornecer à vontade de, preferência, várias vezes ao dia, cuidando para que não haja sobra de um dia para o outro.

Ração Suínos Crescimento – fornecer na fase de crescimento sempre à vontade, evitando sobra no cocho.

Ração Suínos Terminação – ofertar à vontade na fase de engorda final do suíno.

Ração Suínos Reprodutor – para fêmeas na fase do aleitamento e, par cachaços em serviço. Ofertar para machos de 3 a 4 kg/dias, dependendo do tamanho e, à vontade para fêmeas em lactação, não deixando sobra no cocho.

Lembrando que as RAÇÕES COTRISOJA são formuladas e confeccionadas por pessoal treinado, primando sempre pela qualidade e para melhor atender seus clientes. A Cooperativa possui um quadro de 4 Médicos Veterinários à disposição para auxiliar e orientar os produtores.

Henrique Forgearini Mota
Médico Veterinário CRMV/RS 6474