Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

13/07
Fábrica de Rações Cotrisoja

Fábrica de Rações Cotrisoja

A Cotrisoja conta com uma fábrica própria para a produção de rações e concentrados. Disponibiliza aos clientes e associados, uma gama de produtos voltados às diversas atividades como suinocultura, avicultura de corte e postura, bovinocultura de leite e corte.

A Cooperativa prima pela elaboração de produtos de qualidade, tendo em vista que se encontra em uma região bastante tecnificada na produção, principalmente de leite. Buscando atingir as expectativas dos clientes e associados quanto à qualidade dos produtos oferecidos, a Cotrisoja realiza o acompanhamento do processo produtivo com ações de monitoramento e controle que auxiliam no resultado final desejado para o produto.

Possui um setor de qualidade, responsável pelo recebimento e análise das matérias-primas que entram na composição das rações. No momento do recebimento é verificada a qualidade do produto, retirado uma amostra para análise, conferido o prazo de validade e o laudo com os níveis de garantia do produto. As matérias-primas fora dos padrões aceitáveis não são recebidas.

Aferição de equipamentos

Tem-se uma rotina, onde todas as balanças são aferidas periodicamente e inspecionadas pelo Inmetro, sendo anotadas todas as conferências. No misturador de ração, é realizado periodicamente o teste de mistura para avaliar se os minerais e outros ingredientes estão sendo bem misturados.

Treinamento de pessoal

Os novos colaboradores recebem treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação antes de começarem a trabalhar. Na fábrica, cada colaborador tem suas funções definidas, realizam exames e recebem treinamentos periódicos.

As ações no processo de fabricação, desde o recebimento das matérias-primas até a expedição da ração para seu destino, são rastreadas e cada ato na fabricação é registrado pelo colaborador responsável pela tarefa em planilhas de controle, buscando evitar o máximo possível a ocorrência de erros, dando uma segurança ao consumidor e conseguindo fazer um produto de qualidade. Todas as rações, tanto ensacadas quanto a granel, têm amostras coletadas e armazenadas até o prazo de validade, para uma contraprova, caso haja qualquer anormalidade nesta ração.

As RAÇÕES COTRISOJA são formuladas e confeccionadas por profissionais treinados, primando sempre pela qualidade, além disso, a Cooperativa possui um quadro de Médicos Veterinários que estão sempre à disposição para auxiliar e orientar os produtores e garantir maior rentabilidade na produção.

Henrique Forgearini Mota
Médico Veterinário CRMV/RS 6474