Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

11/07
Exportações do agronegócio atingem 75% do total comercializado pelo RS, aponta Farsul

Exportações do agronegócio atingem 75% do total comercializado pelo RS, aponta Farsul

O mês de junho fechou como sendo o de maior participação do agronegócio nas exportações gaúchas. O US$ 1,353 bilhão proveniente do setor representa 75% do total comercializado pelo Rio Grande do Sul. No total foram exportadas 2,550 milhões de toneladas, com um saldo na Balança Comercial de US$ 1,280 bilhão. As informações estão no Relatório do Comércio Exterior do Agronegócio do RS, divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, há um incremento de 10,8% no valor exportado. Este é o segundo mês consecutivo com registro de resultado positivo na relação entre 2015 e 2016. Os principais responsáveis pelo crescimento foram os grupos Complexo Soja, com aumento de 9,4% no valor e 6,5% no volume exportado e Produtos Florestais, com aumento de 199% no valor e 277% no volume exportado.

O bom momento das exportações do agronegócio gaúcho pode ser conferido no crescimento de 1,65% no valor comercializado na comparação entre maio e junho de 2016. Ele vem na sequência de um aumento de 46,6% na relação entre abril e maio. O resultado positivo no final do primeiro semestre ajudou a amenizar a queda nas vendas, que fecharam os seis primeiros meses do ano em -2,2%, em relação ao mesmo período de 2015. No mês de abril essa diferença era de -14,8%

A China mantém a posição de grande comprador do agronegócio gaúcho, com 36,2% do total comercializado. A soja é o principal produto exportado para o país asiático. Na sequência vem os Estados Unidos, com 4,9%, e a Coréia do Sul, com 3,4%. Nas importações a Argentina é o principal fornecedor, com 36%, seguido pelo Uruguai, com 25%. O Chile, com 8,2% de participação, ultrapassou o Paraguai e é o terceiro maior vendedor para o estado.

Fonte: Farsul