
Expectativa de chuva regular em dezembro para desenvolver o milho
Cultura é muito sensível ao estresse hídrico, afirma dirigente da Apromilho-RS
Determinante à produtividade do milho, dezembro começa com a expectativa de chuva mais regular. Com 70% das áreas plantadas em fase de desenvolvimento vegetativo, as lavouras precisarão de precipitações uniformes nas próximas semanas.
– A chuva tem sido muito irregular, comprometendo áreas em determinadas regiões – admite Claudio de Jesus, presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS).
Segundo o dirigente, as lavouras prejudicadas até agora são as plantadas cedo, às quais serão colhidas no começo de janeiro para entrada da safrinha de soja.
– A falta de chuva em períodos específicos não são recuperáveis, a cultura é muito sensível ao estresse hídrico – explica Jesus, acrescentando que precipitações mal distribuídas são típicas do La Niña.
Os produtores que investiram em lavouras irrigadas, de 15% a 20% da área cultivada no Rio Grande do Sul, não têm do que reclamar. O sol forte com água em abundância é a combinação perfeita para o rendimento do milho.
Fonte: Zero Hora