Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

02/12
Expectativa de chuva regular em dezembro para desenvolver o milho

Expectativa de chuva regular em dezembro para desenvolver o milho

Cultura é muito sensível ao estresse hídrico, afirma dirigente da Apromilho-RS

Determinante à produtividade do milho, dezembro começa com a expectativa de chuva mais regular. Com 70% das áreas plantadas em fase de desenvolvimento vegetativo, as lavouras precisarão de precipitações uniformes nas próximas semanas.

– A chuva tem sido muito irregular, comprometendo áreas em determinadas regiões – admite Claudio de Jesus, presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS).

Segundo o dirigente, as lavouras prejudicadas até agora são as plantadas cedo, às quais serão colhidas no começo de janeiro para entrada da safrinha de soja.

– A falta de chuva em períodos específicos não são recuperáveis, a cultura é muito sensível ao estresse hídrico – explica Jesus, acrescentando que precipitações mal distribuídas são típicas do La Niña.

Os produtores que investiram em lavouras irrigadas, de 15% a 20% da área cultivada no Rio Grande do Sul, não têm do que reclamar. O sol forte com água em abundância é a combinação perfeita para o rendimento do milho.

Fonte: Zero Hora