Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

01/06
Evento Sustentabilidade Eu Curto! Cotrisoja nas escolas reúne mais de 1200 jovens na Afuco

Evento Sustentabilidade Eu Curto! Cotrisoja nas escolas reúne mais de 1200 jovens na Afuco

O evento Sustentabilidade Eu Curto! Cotrisoja nas escolas, realizado em parceria com prefeituras municipais da área de atuação da Cooperativa e com o apoio da Coprel, reuniu na manhã de hoje mais de 1200 jovens com idades entre 12 e 14 anos. O objetivo foi sensibilizar os presentes sobre a importância de fomentar o cooperativismo e também de cuidar do destino do meio ambiente.

O comportamento das empresas de forma sustentável tem se difundido intensamente, da mesma forma, a Cooperativa Cotrisoja está comprometida com o fortalecimento da prosperidade econômica, e também com a qualidade ambiental e equidade social em todos os municípios onde está inserida. Após a apresentação do vídeo institucional da Cooperativa, o Presidente do Conselho de Administração Adriano Borghetti destacou que o projeto reafirma a convicção de que a Cotrisoja, em parceria com a Coprel e as Prefeituras Municipais de Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Mormaço, Ibirubá, XV de Novembro, Selbach e Jóia, está no caminho certo. “Sustentabilidade para nós é poder contribuir para a sociedade através de simples ações do nosso cotidiano, e trabalhar para que a Cotrisoja seja uma Cooperativa cada vez mais sustentável. Acreditamos que cada indivíduo tem sua responsabilidade na construção de uma sociedade sustentável. A Cotrisoja crê que a educação é o carro-chefe para a sustentabilidade. Por isso, os jovens que são o futuro de nossa Cooperativa e de toda a nossa sociedade serão os pioneiros a serem inseridos nesse projeto.”

Conforme o Diretor Executivo Dilcar Colombo, a Cotrisoja está empenhada em trabalhar em um projeto que se torne permanente, unindo a força do cooperativismo com as atividades sustentáveis, colocando este projeto em prática no dia a dia, para assegurar que no futuro, a empresa continue crescendo e contribuindo com os nossos cidadãos. “Para sermos realmente sustentáveis, devemos entender e interagir com a sociedade, perceber o que acontece à nossa volta e harmonizar essas demandas com nossa estratégia de atuação. Trata-se não só de identificar os problemas do nosso tempo, mas de buscar soluções.”

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destacou em sua apresentação os princípios do cooperativismo. “Um dos princípios do cooperativismo é a Intercooperação que diz que as cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus associados e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto. Por isso, apoiamos a realização deste evento.” Sobre sustentabilidade, o presidente da cooperativa co-irmã, disse que apesar de a Coprel lucrar mais com o aumento no consumo de energia, não significa que desejam o desperdício. “Queremos que a energia seja aproveitada em atividades produtivas, que proporcionem desenvolvimento, renda e vida melhor.”

Com música e muitas brincadeiras, Ainor Francisco Lotério, palestrante motivacional e profissional, abordou o tema sustentabilidade com uma linguagem jovem e descontraída. Da mesma forma o grupo teatral Viva Arte Produções Artísticas apresentou uma peça sobre a importância das ações sustentáveis.

Para que o projeto tenha continuidade, cada escola participante recebeu quatro mudas de árvores frutíferas. As mudas vieram acompanhadas com instruções de plantio e motivos para plantar árvores. Após o sorteio de brindes doados pela Coprel, jovens receberam um kit com lanche e puderam retornar às escolas convidadas.

13340953_1005335726230116_1935295879_o

Para finalizar Borghetti destacou que através desse Programa a Cotrisoja promove o envolvimento dos alunos, professores, associados, colaboradores e comunidade, em defesa à sustentabilidade do planeta. “São várias as formas para cooperar com a preservação e conservação do nosso planeta, e a Cotrisoja, acompanhada dos municípios de sua área de ação, busca essa cooperação para um mundo melhor.”