Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

04/11
Estado cooperativo, o modelo do futuro

Estado cooperativo, o modelo do futuro

As cooperativas do agronegócio representam 53,5% de toda produção brasileira. As cooperativas de crédito caminham para significar 20% do crédito do país. As cooperativas de saúde, transporte, consumo, trabalho, turismo e lazer, produção, infraestrutura, todas elas reúnem no Brasil mais de 14 milhões de brasileiros diretamente e cerca de 60 milhões indiretamente.

Onde existe uma boa cooperativa o índice de desenvolvimento humano (IDH) é superior, a renda percapita da mesma forma e a desigualdade é enfrentada com dignidade.

A razão é simples, as cooperativas surgiram de grandes crises, dores e sofrimentos. Com isso precisaram criar uma sociedade ética, íntegra, correta. Hoje mesmo eu conversava com uma cooperativa do Rio Grande do Sul, da cidade de Tapera, a Cotrisoja. Seu presidente, José Gilberto Seibel, me dizia que na fundação da cooperativa em 1966 eram apenas 167. Hoje quase 3.500 cooperados e com 20, 30, 40 hectares em média.

Pequenos que juntos ficam grandes. E com vários programas voltados para as mulheres e a juventude, tendo na educação o pilar vital do sucesso de uma cooperativa. Não deixar gente para trás. Não permitir que empreendedores cooperados sejam superados pelas inovações. As boas cooperativas tem grandes líderes, são um exemplo democrático. Estão acima do assistencialismo, cobram e exigem ética. Resolvem dramas da desigualdade. E promovem o bem estar para tudo o que está ao seu redor.

Para transformar dificuldades e pobreza em progresso e riqueza, o modelo cooperativista revela em todas as partes do Brasil e do mundo ser o modelo, a solução. E procure: onde tem progresso tem cooperativa, onde tem miséria não tem cooperativa.

Dessa forma, um estado cooperativo traria a fórmula da dignidade trabalhada, criada, distribuída para todos, não apenas para alguns. Para que o Brasil cresça precisaremos dobrar a dimensão do agronegócio, e para que isso aconteça precisaremos da filosofia cooperativista e um estado cooperativo como modelo sócio, político e econômico.

José Luiz Tejon para a Jovem Pan.

Fonte: https://blog.jovempan.com.br/cabecadelider/tejon/estado-cooperativo-o-modelo-do-futuro/