Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

16/11
Entenda o que é Leite Lina

Entenda o que é Leite Lina

O que é?

Um dos testes mais comuns no dia a dia do campo realizado antes do carregamento do leite é a prova do álcool (Alizarol), teste este que indica a acidez e a estabilidade térmica do leite, atraves do resultado determinará se o leite será aceito ou não. Porém, esse teste pode produzir um falso-positivo, chamado de Leite Instável Não Ácido (LINA). O que ocorre no teste é a perda da estabilidade da caseína frente à prova do álcool, resultando em sua precipitação sem, entretanto, o leite estar ácido.

Quais são as possíveis causas?

  • Período de lactação: A estabilidade reduzida nos primeiros dias pós parto pode ser conseqüência devido a baixa estabilidade do colostro. Com avançar da lactação ocorre aumento na estabilidade a qual volta a cair nos últimos dias de lactação, geralmente vacas com mais de 305 dias de lactação.
  • Estresse térmico dos animais: diminuição do consumo e o estresse também pode promover vasodilatação periférica e aumento na sua frequência cardíaca e respiratória, reduzindo a disponibilidade de nutrientes e alterando a composição do leite.
  • Manejo incorreto da dieta: um dos principais fatores responsáveis pela presença de LINA é o déficit nutricional. As dietas desbalanceadas e longos períodos de restrição alimentar podem aumentar a apoptose das células epiteliais mamárias e modificar a composição e o pH do sangue, alterando os componentes do leite e sua estabilidade perante ao teste do álcool. O desiquilíbrio mineral causado por uma suplementação incorreta ou inexistente tambem pode ocasionar leite LINA.

Prevenção:

  • Disponibilidade de sombra e água fresca aos animais nos dias mais quentes;
  • Monitoramento do período e tempo de lactação das vacas;
  • Oferecimento de dietas equilibradas e suplementação alimentar adequada;

Mais informações e/ou recomendações sobre este importante assunto, procure nosso Departamento Veterinário da Cotrisoja!