
Entenda o que é Leite Lina
O que é?
Um dos testes mais comuns no dia a dia do campo realizado antes do carregamento do leite é a prova do álcool (Alizarol), teste este que indica a acidez e a estabilidade térmica do leite, atraves do resultado determinará se o leite será aceito ou não. Porém, esse teste pode produzir um falso-positivo, chamado de Leite Instável Não Ácido (LINA). O que ocorre no teste é a perda da estabilidade da caseína frente à prova do álcool, resultando em sua precipitação sem, entretanto, o leite estar ácido.
Quais são as possíveis causas?
- Período de lactação: A estabilidade reduzida nos primeiros dias pós parto pode ser conseqüência devido a baixa estabilidade do colostro. Com avançar da lactação ocorre aumento na estabilidade a qual volta a cair nos últimos dias de lactação, geralmente vacas com mais de 305 dias de lactação.
- Estresse térmico dos animais: diminuição do consumo e o estresse também pode promover vasodilatação periférica e aumento na sua frequência cardíaca e respiratória, reduzindo a disponibilidade de nutrientes e alterando a composição do leite.
- Manejo incorreto da dieta: um dos principais fatores responsáveis pela presença de LINA é o déficit nutricional. As dietas desbalanceadas e longos períodos de restrição alimentar podem aumentar a apoptose das células epiteliais mamárias e modificar a composição e o pH do sangue, alterando os componentes do leite e sua estabilidade perante ao teste do álcool. O desiquilíbrio mineral causado por uma suplementação incorreta ou inexistente tambem pode ocasionar leite LINA.
Prevenção:
- Disponibilidade de sombra e água fresca aos animais nos dias mais quentes;
- Monitoramento do período e tempo de lactação das vacas;
- Oferecimento de dietas equilibradas e suplementação alimentar adequada;
Mais informações e/ou recomendações sobre este importante assunto, procure nosso Departamento Veterinário da Cotrisoja!