Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

25/11
Encontro de Comunicadores do Sescoop/RS debate Comunicação na Era Digital

Encontro de Comunicadores do Sescoop/RS debate Comunicação na Era Digital

Colaboradoras do Departamento de Comunicação da Cotrisoja participaram do evento promovido pelo Sescoop/RS, que aconteceu na quinta-feira (24/11), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista. Cerca de 100 assessores de imprensa, jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais ligados à área de comunicação e marketing das cooperativas gaúchas assistiram ao workshop sobre Comunicação na Era Digital, com a escritora e consultora Martha Gabriel.

Abertura
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, na abertura do evento, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância da Comunicação e dos profissionais da área para disseminar os resultados que as cooperativas vêm alcançando nos últimos anos. “Temos muitas notícias positivas sobre o cooperativismo na mídia graças a vocês. Vocês cuidam da ética do cooperativismo e quanto mais nos aperfeiçoarmos, mais eficientes seremos”. O diretor da Ocergs, Jânio Stefanello, prestigiou a abertura do evento.

Em seguida, a gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, comentou sobre a importância do tema escolhido e dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela OCB no mesmo âmbito. “Nesse momento, em que se fala muito de comunicação digital, nós temos um tema importante para falar: o cooperativismo. Temos valores, princípios, propósito, só precisamos comunicar isso cada vez melhor. Precisamos de notícias que retratem a beleza que é o cooperativismo. Esse encontro é um momento importante de aprender, interagir e compartilhar”.

Comunicação na Era Digital – Comportamento, Plataforma e Cases
Com o tema “Comunicação na Era Digital: Comportamento, Plataforma e Cases”, o Encontro de Comunicação Cooperativista 2016 tem como objetivo abordar o comportamento das instituições em um cenário em que a comunicação é dinâmica, multimídia e inovadora, analisando a plataforma de comunicação e apresentando cases de sucesso de marcas consolidadas.

Na primeira parte do workshop, Martha Gabriel apresentou o cenário atual da comunicação digital, as diferenças entre o marketing digital e tradicional e as diferenças dos consumidores das mídias e propagandas, as novas plataformas de mídia, estratégias, tendências. “Estamos vivendo um colapso na comunicação e nunca o comunicador foi tão importante. Precisamos achar o foco da comunicação, prestar atenção na estratégia para melhorar o conteúdo”. E ressaltou que as pessoas não são, mas que estão e as plataformas digitais permitem que a sua empresa ou cooperativa estejam com elas. “Usar a tecnologia é fácil, o difícil é saber o que fazer com ela. A grande dificuldade de comunicação hoje é que o público mudou. E precisamos conhecer o nosso público e a nós mesmos para saber o que é relevante pra ele”.

Em um segundo momento, Martha discorreu sobre gerenciamento de crises e as formas criativas de atingir os diferentes públicos. “É necessário fazer algumas perguntas como “Qual o meu problema”, “O que quer o meu público e quem é ele”. Depois, pensar na ferramenta que devemos utilizar para que o cooperativismo possa resolver os problemas do público”. Destacou também a importância do cooperativismo e das análises da OCB para saber como se posicionar para atingir o público das cooperativas. “As pessoas buscam a colaboração porque ajuda nos custos, felicidade e sustentabilidade, valores fortes do cooperativismo e que as pessoas precisam conhecer através de uma comunicação eficiente para que ele seja uma opção”.

Oportunidades e ameaças nas mídias sociais
A programação da tarde iniciou com a apresentação do coordenador de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Luiz Roberto de Oliveira Junior, das atividades desenvolvidas pelo setor. Em seguida, Martha iniciou a análise das oportunidades e ameaças nas mídias sociais. Nesse contexto, Martha destacou a relação das empresas com seus consumidores através da internet. Para ela, a internet tornou o marketing em conversas novamente e força as empresas a adquirir intimidade com os consumidores. Traçou também um paralelo entre Relevância e Importância, em que destaca que a relevância depende diretamente do contexto de cada consumidor e que conteúdo e contexto geram a tão almejada colaboração. Além disso, chamou a atenção dos comunicadores para que refletissem sobre o que fazem seu dia a dia que mostre os valores do cooperativismo. “Esses encontros são importantíssimos para que possamos trabalhar a comunicação do cooperativismo em uma linguagem única para todos divulgarem uma causa só: os valores do cooperativismo”.

O evento encerrou com dicas sobre comportamento nas redes sociais para que as cooperativas passem a mensagem que seja de relevância dos seus públicos. “Não faça nas redes sociais o que você não faria na vida off-line. Se você não se pergunta diariamente se está agindo com ética, é porque você não está trabalhando pela ética”, comenta Martha que mostrou aos comunicadores as oportunidades e ameaças das cooperativas frente às diversas plataformas de comunicação atuais existentes. E destacou cinco dicas de ouro para comportamento nas redes: Ética, educação, seleção e ajuste das pessoas com quem se relacionar, estar realmente interessado nas outras pessoas e não em si mesmo e dar antes de receber. E encerrou com uma reflexão de Sócrates: “A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço de ser aquilo que se deseja parecer”.

mama_m

encontro

Fonte: Sescoop/RS