
Encerraram ontem as ações do novembro azul
Durante o mês de novembro foram realizadas atividades alusivas ao Novembro Azul em todas as unidades e Postos de Combustíveis da Cotrisoja. A ação foi organizada pelo Departamento de Comunicação em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Cooperativa.
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. O Movember, como também é conhecido, surgiu na Austrália em 2003, embalado pelas comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.
Segunda dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
A Cooperativa disponibilizou gratuitamente aos colaboradores acima de 40 anos, o exame de PSA, a sigla significa Antígeno Prostático Específico (em inglês Prostate Specific Antigen). É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os resultados dos exames serão analisados pelo Médico do Trabalho Claúdio Ivar Steffens.
A palhaça Tóquinho, interpretada pela colaboradora e integrante da Cipa Letícia Magagnin, de forma divertida e descontraída também alertou os colaboradores sobre a importância do diagnostico precoce e prevenção do câncer de próstata.
A campanha Cotrisoja Azul também foi amplamente divulgada nas redes sociais com fotos personalizadas da ação, e contou também com a participação espontânea de associados, clientes e empresas parceiras. “Esta foi mais uma oportunidade que tivemos de demonstrar o quanto a Cotrisoja valoriza o seu colaborador. Cada pessoa é única e desempenha um papel fundamental dentro da Cooperativa. A ação foi durante o mês de novembro, porém os cuidados e a prevenção devem continuar durante o ano todo”, destacou o Vice-Presidente do Conselho de Administração Hermes Leonardo Pedersen.