
Emater/RS-Ascar aproveita inverno e orienta poda de frutíferas em Selbach
Eliminar ramos quebrados, doentes, secos e mal localizados para que a árvore suporte boa carga de fruto. Com esse propósito a Emater/RS-Ascar aproveita o inverno para orientar agricultores familiares de Selbach a fazerem no pomar poda durante o ciclo produtivo de frutíferas. As oficinas começaram em junho e se encerram no fim do mês. “É o período de dormência das plantas”, explicou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Ernesto Luiz Schwaab. Por causa do frio, as plantas reduzem a atividade metabólica para poupar energia.
De acordo com Schwaab, a poda de frutificação (produção) varia de acordo com a espécie. Em Selbach, o técnico da Emater/RS-Ascar orienta na poda de pessegueiros, ameixeiras, nespereira, videiras e, em algumas propriedades, romãzeira e marmeleiro.
O controle de invasoras e doenças que ameaçam o pomar também é abordado durante as oficinas. Schwaab recomenda as caldas bordalesa (fungicida preparado com sulfato de cobre, cal virgem e água) e sulfocálcica (fungicida, inseticida e acaricida obtido da fervura do enxofre, cal virgem e água).
Propriedades
Até agora, as oficinas aconteceram em seis propriedades rurais dos seguintes produtores de frutas de Selbach: Honório Kuhn, Lori Leuchtenberger, Arissom Campos de Souza, Rosani Ebert, Gilberto Schwade e Élio Muller.
Fonte: Emater/RS