Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

06/01
Emater faz monitoramento da cultura da soja

Emater faz monitoramento da cultura da soja

No município de Tapera há uma Unidade Técnica de Referência. O manejo Integrado da Cultura, é realizado através do monitoramento da presença de invasoras, doenças foliares, insetos pragas e insetos benéficos.

Segundo, o técnico Jair Ross unidade de Tapera, faz parte dos 55 municípios do Estado que participante do Projeto entre a EMATER e EMBRAPA, e demais colaboradores. Temos o apoio de toda a estrutura da Emater, Embrapa e laboratório de Universidades que analisam as amostras, na nossa região a Unijui é uma das colaboradoras.

São 7 ha de soja, na propriedade do produtor Nelson Luis Mai, localizada na localidade de Arroio Angico

Nos últimos dias foram coletadas folhas da soja no estádio V5 (desenvolvimento vegetativo) foram 6 pontos de coletas, e foi diagnosticado a presença inicial da ferrugem. Nesse caso o produtor foi orientado efetuar o controle da ferrugem com uso de fungicida.

Nesta safra o excesso de chuva e de forma frequente, tem proporcionado o surgimento da doença, sendo que os produtores devem estar atentos e buscar orientação com seu assistente técnico.

Até o momento nessa área monitorada, há baixa população de insetos pragas, e não está sendo recomendado aplicação de inseticida. Todavia, de acordo o monitoramento semanal, e havendo necessidade de efetuar o controle, será usado Dipel (inseticida biológico) para o controle de lagartas.

Está previsto o acompanhamento da área até a colheita, com orientação para evitar perdas na colheita da soja, através da regulagem e manutenção da colheitadeira.

Fonte: Emater Tapera