Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

16/07
Diversificação maximiza resultado na propriedade rural

Diversificação maximiza resultado na propriedade rural

O mundo vive um cenário crescente de demanda por alimentos, que vem exigindo um aumento na eficiência na produção e agregação de valor aos produtos. Em um ano em que a safra de grãos obteve uma produtividade bem inferior ao esperado, o pequeno produtor teve apoiar-se em outras opções para incrementar a renda. A diversificação na propriedade vem sendo uma importante fonte de renda que movimenta a economia dos municípios da nossa região. A bacia leiteira, hortaliças e os produtos coloniais, são alguns itens que passaram a fazer parte das atividades diárias de alguns produtores.

Em Tapera, já existe um espaço, localizado no Centro Cultural, onde alguns produtores, previamente cadastrados, podem vender seus produtos. É o caso da família Lamers, da comunidade de Arroio Angico. Além de investir na agricultura, com a soja, milho e trigo, eles incrementaram essas atividades, produzindo hortaliças e produtos caseiros, como nata, manteiga, queijo, rapadura, chimia, entre outros, que vão, todos os sábados, para a feira do produtor.

Benefício para quem produz e para quem compra, pois tem a possibilidade de adquirir produtos mais frescos, e produzidos aqui. Boa parte dos ingredientes utilizados para a confecção dos produtos, é de origem de própria propriedade. A iniciativa não é apenas um incremento para a renda do produtor, pois também movimenta a economia do município.

“É um valor mensal, que vem a ajudar muito na propriedade, pois apenas a lavoura, não seria suficiente para o ano todo, além disso, essa atividade extra é o que torna a propriedade mais rentável para mim continuar aqui e não ir buscar outro emprego fora”, destacou Neri Augusto Lamers.

A iniciativa do filho Neri, foi muito importante para a consolidação da agricultura familiar. Com a demanda crescendo, a família já organiza um espaço na propriedade específico para fazer o processo de higienização das hortaliças, e produção das mercadorias. Os produtos têm feito muito sucesso no município, pois os clientes preferem comprar estes produtos por serem mais frescos e terem a origem de sua produção no próprio município. Tudo é produzido e colhido na semana em que será vendido.

É evidente que, com a diversificação, a administração da propriedade torna-se mais complexa, no entanto, com sua adoção é possível obter ganhos econômicos diretos e indiretos como a redução dos custos de produção e a obtenção de vantagens ambientais. Além disso, reduz o impacto econômico pelo surgimento de crises no setor rural.

A diversificação rural já é tema de diversas pesquisas no Brasil, pois cada vez mais vem reafirmando-se sua importância. Pois reafirma o fato de que não é necessário ter uma grande quantidade de terras ou implementos agrícolas caros para ter uma vida rural com qualidade e situação econômica e financeira estáveis. Basta trabalhar a propriedade de forma diversificada buscando sua sustentabilidade.